ACIFI participa de missão internacional do Líder Mulher

(ACIFI, em 29 de setembro de 2010)

A presidente da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu – ACIFI, Elizangela de Paula Kuhn, participará de 2 a 13 de outubro da Missão de Estudos à Europa, que faz parte do Programa Internacional de Formação de Mulheres Líderes. A missão, que tem caráter empresarial, será composta por 22 mulheres executivas paranaenses que participam do Programa Líder Mulher. Elizangela será a única representante de Foz do Iguaçu nesta missão internacional.
Tendo como símbolo um diamante lapidado, o programa  Líder Mulher foi implantado em abril deste ano após pesquisa e a constatação do Sebrae/PR quanto ao crescimento gradativo da ocupação das mulheres nas empresas, em cargos de liderança e na criação de negócios próprios. Desde então, o Líder Mulher já promoveu quatro encontros regionais em Curitiba e um encontro internacional em Foz do Iguaçu para a Formação de Lideranças, no mês de junho, com a participação, na época, de oitenta lideranças femininas brasileiras e quarenta lideranças paraguaias e argentinas.
A missão tem início no domingo, dia 3, com visita agendada na cidade de Barcelona (nordeste da Espanha), incluindo a sede do Instituto Cerda, a Barcelona Activa (agência de desenvolvimento local) e ao Centro de Promoção de Empreendedores e à Incubadora de empresas da Barcelona Activa, encerrando pela recepção na Associação Catalana de Mulheres Diretivas e Executivas.
Na terça-feira, a missão segue para Figueres, município da província de Girona, comunidade autônoma e que detém um dos mais importantes conjuntos monumentais da Catalunha. As mulheres serão recebidas pelo representante da prefeitura local (Figueres) e visitarão o Conselho Regional Alt Empordà, conhecendo também o funcionamento do Conselho Regional e Conselho de Prefeitos.
Ainda em Girona, a missão prossegue com visita à indústria CASADEMONT, do setor de processamento de carnes, como “case” de empresa familiar artesanal, transformada em uma grande indústria pela liderança feminina. E ainda à Universidade de Girona com visita ao Parque Científico e Tecnológico da instituição de ensino superior.
De volta à Barcelona na quinta-feira, dia 7, as mulheres prosseguem a missão com uma visita à empresa de reciclagem de resíduos metálicos, voltada exclusivamente a recolocação de ex-presidiárias. No sábado, as mulheres que integram a missão embarcam para Roma (Itália) quando terão uma pausa para conhecer a cidade. No domingo à tarde elas seguem para Bologna, onde terão encontros na região de Emilia Romana, como a visita à líder do setor cooperativa local, Roberta Trovarelli, da Legacoop; à Idrotermica – Cooperativa de Tecnologia para Ambientesx, ao Zerocentro – Cooperativa Social, dedicada a promoção humana e a integração social dos cidadãos, entre outros.
Ainda na Bologna, as participantes da missão têm agendada uma visita na terça-feira, dia 12, à Gazia’Lliani, caso de sucesso em internacionalização de empresa familiar no setor de moda; ao Consórcio Cooperativo de Construção, dedicado aos setores de construção, transporte, serviços, industrial e materiais de construção e à Coopadriatica – grande cooperativa de consumo e distribuição.
Na agenda, a recepção de Giuseppina Gualtieri, primeira mulher a presidir uma entidade aeroportuária na Itália, durante visita ao aeroporto de Bologna, momentos antes da viagem de volta ao Brasil.