I Feira de Negócios de Economia Solidária de Foz

(ACIFI, em 15 de setembro de 2010)

Empreendimentos de economia solidária são iniciativas coletivas, orientadas à geração de emprego e de renda, administradas democraticamente por seus próprios membros, apoiando-se na propriedade coletiva dos meios de produção e na apropriação também coletiva dos resultados econômicos.
Muitos consumidores ainda enxergam na economia solidária apenas um meio encontrado por produtores de baixa renda ou desempregados para sobreviver. Com essa visão, a tendência é acreditar que adquirir produtos provenientes de cooperativas, associações, empresas autogestionárias e feiras de troca não passa de um pouco de caridade.
Tendo em vista a importância desse segmento na geração de emprego e renda,  o Secretário do Trabalho Emprego e Promoção Social Tercio Albuquerque, juntamente com o Governo do Estado do Paraná, realizara nos dias 23 a 26 de setembro de 2010 das 11:00 as 21:00h na rua Benjamim Constam a ” I FEIRA DE ECONOMIA SOLIDARIA” de Foz do Iguaçu. A feira contara com 30 stands, disponibilizados gratuitamente  aos empreendimentos solidários formalizados da região oeste,  para a exposição e comercialização dos produtos. Promovendo o conhecimento e  fortalecimento  dos empreendimentos solidários, através da  comercialização de seus produtos com  empresários e a população. O evento será um grande passo para a integração entre o setor comercial e os de empreendimentos solidários
 A feira visa  mostrar que  economia solidária vai muito além da geração de renda e traz propostas de mudanças nas relações interpessoais e com o meio ambiente. Cooperação, não competição, preservação dos recursos naturais, não exploração dos trabalhadores, igualdade de poder na tomada de  decisões  na empresa  e responsabilidade  com a comunidade local onde o empreendimento está inserido são princípios que norteiam essa prática.
 Depois que se articulam, a iniciativa acaba ganhando uma dimensão organizativa mais ampla e um aspecto de movimento social.
O objetivo principal da “ I FEIRA DE NEGOCIOS DE ECONOMIA SOLIDARIA” de Foz do Iguaçu,  é promover  o fortalecimento  e a divulgação da economia solidária, mediante políticas  integradas, visando à geração de trabalho  e renda, à inclusão social e à  promoção do desenvolvimento justo  e solidário.
A SECRETARIA DO TRABALHO EMPREGO E PROMOÇÃO SOCIAL juntamente com o GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ acredita que se,  o consumidor usa seu poder de compra para priorizar bens e serviços gerados a partir de empreendimentos da economia solidária, estará contribuindo diretamente para que os modelos econômicos, políticos e sociais sejam repensados e reconstruídos. (Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Promoção Social)