PTI abre chamada pública para apoio financeiro a empresas da região

(ACIFI, em 15 de setembro de 2010)

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Paraná (Sebrae), está selecionando propostas de micro e pequenas empresas da região interessadas em obter apoio financeiro do PRAI – Projeto Regional de Apoio à Inovação.
O edital de chamada pública, lançado no dia 02 de agosto, prevê a subvenção econômica de projetos de pesquisa e desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores. Será alocado, para o financiamento desses projetos, o montante de R$ 200 mil, sob a forma de recursos financeiros não-reembolsáveis aportados pelo PTI.
Poderão participar da seleção empresas sediadas nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, devidamente registradas na Junta Comercial do Paraná e com faturamento de até R$ 2,4 milhões no exercício anterior. Os projetos apresentados deverão contemplar temas relacionados às áreas de interesse do PTI – água, energia, turismo e tecnologia da informação e gestão – e o prazo de execução deve ser de 6 a 12 meses.
Serão consideradas elegíveis, conforme o edital, “as propostas que contemplem a realização de pesquisa e desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores – incluindo protótipos, gastos com patentes e certificação do produto – podendo contemplar, também, mas não exclusivamente, produção piloto e despesas com o lançamento do produto desenvolvido”.
O edital considera, ainda, inovação tecnológica como “a concepção de novo produto (bem ou serviço) ou processo de fabricação, bem como a agregação de novas funcionalidades ou características ao produto (bem ou serviço) ou processo que implique melhorias incrementais e efetivo ganho de qualidade e/ou produtividade, resultando maior competitividade no mercado”.
Cada empresa poderá apresentar apenas uma proposta, em formulário específico, disponível no site do PTI (). O envio da proposta, na versão eletrônica, deve ser feito até o dia 30 de setembro, às 18h. (Assesoria do Parque Tecnológico Itaipu)