ACIFI e PTI discutem parceria para realização de Censo Socioeconômico em 2011

(ACIFI, em 17 de novembro de 2010)

O diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu, Juan Sotuyo e a presidente da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu – ACIFI, Elizangela de Paula Kuhn, reuniram na semana passada suas equipes técnicas para discutir ações conjuntas e parcerias visando o desenvolvimento regional do Extremo Oeste do Paraná. Acompanhado do diretor técnico Nelson de Marco Rodrigues, Sotuyo conheceu o planejamento estratégico da ACIFI, que inclui todas as ações desenvolvidas pela associação.
Segundo Elizangela, a parceria entre PTI e a ACIFI avançou muito neste ano, principalmente com a realização conjunta de palestras sobre empreendedorismo.
No entanto, para o próximo ano, a expectativa ainda maior, com pelo menos duas ações importantíssimas que poderão ser desenvolvidas: a realização do Censo Socioeconômico e a elaboração do Guia de Investimento, ferramenta importante para orientar possíveis empreendedores a ser montada com base nos dados coletados no censo.
Para Elizangela, o levantamento de dados socioeconômicos “é fundamental para o desenvolvimento de ações e de uma política econômica realmente mais eficiente”, destacou.
Sotuyo e Rodrigues demonstraram interesse em viabilizar o censo e determinaram, também, estudos das ações do planejamento estratégico da associação para verificação de áreas de interesse conjunta, o que poderá ampliar ainda mais essa parceria.
Nova reunião será promovida, desta feita na sede do PTI, no início do mês de dezembro, após a análise do documento.
 
Empreendedorismo
A parceria com o PTI no setor de palestras teve início em novembro de 2009, com “O estouro das pipocas do Valdir”, que atraiu cerca de 100 pessoas. Somente neste ano, a ACIFI e o PTI realizaram três palestras cujo foco principal foi o empreendedorismo. Foram palestras criativas, com empreendedores que se destacaram em seus negócios, acompanhadas por 194 participantes.
No dia 27 de maio, sessenta pessoas acompanharam a palestra “Ao Vencedor, As Batatas”, com o empreendedor Paulo Lucatelli; Em julho deste ano, o empresário Rodrigo Miranda apresentou para 31 participantes a receita do sucesso de seu empreendimento na palestra “Vininha – Emprendedorismo na prática”. Em setembro passado, a palestra “Sucolé do Claudinho”, preferida por Cláudio Barros, foi acompanhada por 103 pessoas.
Haverá mais uma palestra este ano, fruto da parceria com o PTI, sobre empreendedorismo. Trata-se da palestra Borracharia Tradição, que será apresentada pelo empresário Silvio Igor da Silva, na terça-feira da próxima semana. A palestra será realizada no auditório da ACIFI, a partir das 19 horas. O ingresso será de R$ 10,00 ou a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis que serão destinadas a uma entidade assistencial de Foz do Iguaçu. Mais informações sobre essa palestra pelo telefone (45) 3521-3315, com Adriana.