Comissão finaliza preparativos para lançamento do Natal das Cataratas

(ACIFI, em 19 de novembro de 2010)

A comissão organizadora do projeto Natal das Cataratas esteve reunida esta semana, na sede da ACIFI, para analisar a evolução da campanha e o desenvolvimento das ações até a abertura oficial, que acontece na próxima quinta-feira, dia 25, com diversas apresentações culturais.
Com o Natal das Cataratas, Foz ganhará uma ‘iluminação extra’, suficiente para abastecer uma cidade com cerca de 7.200 habitantes. Para acender os pórticos, foram instaladas em torno de 900 lâmpadas de 40 watts de potência. Juntas, elas representam 36 mil watts ligados simultaneamente. Outra parte da iluminação será garantida pelos 900 metros de mangueiras ‘de luz’ colocadas nos pórticos.
O aparato será ligado no dia da abertura do evento, seguido de uma queima de fogos a partir das 21 horas. A programação prossegue com a apresentação do balé do Teatro Guaíra. 
A reunião de trabalho contou com a participação da presidente da ACIFI, Elizangela de Paula Kuhn e do diretor de Finanças e Patrimônio, Carlos Michelon; do presidente do Fundo Iguassu, Gilmar Piolla; do presidente da Fundação Cultural, Rogério Bonato; do secretário de Turismo, Felipe Gonzalez; dos representantes do Iguassu Convention & Visitors Bureau, Camilo Rorato e Ênio Eidt; do presidente do Sindhotéis Foz, Carlos Silva; da representante do Sindilojas, Ivone Barofaldi; do vereador Luiz Queiroga; dentre outros integrantes da comissão.
O início da decoração natalina foi um dos temas discutidos durante a reunião. Nesta semana foram iniciados os trabalhos de montagem dos primeiros pórticos na Avenida Brasil e da árvore da Praça do Mitre. Ao todo, serão instalados 12 pórticos no centro de Foz do Iguaçu: dez deles na Avenida Brasil, com estruturas entre 1 e 1,5 tonelada, instaladas com auxílio de um guincho.
“Entramos na reta final da campanha e estamos trabalhando diuturnamente para concluir toda a decoração até o dia 25 deste mês, quando faremos a abertura oficial do evento com o Balé do Teatro Guaíra na Praça do Mitre”, disse Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social de Itaipu e um dos coordenadores do projeto.
Até o fim de semana outros elementos decorativos chegarão às ruas da cidade, com o início da instalação dos 230 banners da campanha na Rodovia das Cataratas, entre o acesso à Argentina e a Praça do Mitre. Na praça – uma espécie de ponto de encontro do projeto – está sendo feita a montagem do palco, a iluminação da área e a decoração das casas do Papai Noel e dos brinquedos. Os totens, com a marca do Destino Iguaçu e uma estrela decorativa, serão colocados em 30 pontos estratégicos: 11 deles na avenida Brasil.
No fim de semana também serão montadas as três árvores alusivas à campanha nos trevos da Avenida Paraná com a BR-277, na última rotatória da Avenida Costa e Silva e na rotatória de acesso à Argentina.
O conselheiro da ACIFI, empresário Paulo Pulcinelli, afirmou que a cidade nunca executou um projeto tão bem feito como o do Natal das Cataratas. “Dá para arriscar que daqui 10 ou 12 anos Foz terá um Natal como o de Gramado”, acrescentou.
Na próxima semana, a campanha de mídia do Natal das Cataratas começa a ser veiculada nas rádios e tevês. A intenção é envolver a comunidade nas atividades do projeto, como o concurso de decoração natalina e a programação cultural na Praça do Mitre. A partir da visão de uma criança, o vídeo que convida a população a participar do concurso, pretende mostrar como a iluminação natalina pode promover a magia do Natal.
Mas o convite à participação da comunidade vai além da decoração natalina: também é possível colaborar com a doação de brinquedos para crianças carentes atendidas pela Rede Proteger, que recebe apoio de Itaipu. O posto de recolhimento será na Casa dos Brinquedos, na Praça do Mitre. No local, a partir do dia 25 de novembro, o ‘bom velhinho’ receberá crianças sempre após as 19h30. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Itaipu Binacional)