Fiep divulga cartilha em favor da reforma tributária

(ACIFI, em 19 de novembro de 2010)

A Rede de Participação Política da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP, com o apoio da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná – FACIAP lançou, no último mês de outubro, a cartilha “A Sombra do Imposto”. São 800 mil cartilhas distribuídas à população, que buscam estimular a reforma tributária explicando de que forma o imposto aparece em momentos do cotidiano como a compra do supermercado e as contas de luz e água. Para se ter uma ideia, apenas a conta de celular carrega 46% de imposto.
No mesmo mês de lançamento da cartilha, outubro passado, os impostômetros instalados em diversas cidades apontaram que o Governo Federal, Estados e municípios já arrecadaram mais de um trilhão de reais em impostos. Nos dois anos anteriores, a cifra foi alcançada apenas em dezembro. Por ano, cada pessoa paga mais de R$ 6 mil na taxa. Para atingir esse número, a carga tributária está presente nos mais diversos produtos e serviços, muitas vezes gerando um valor mais alto que o normal. Entre os países emergentes, o Brasil é o campeão em arrecadação de impostos.
O objetivo de tamanha quantia em contribuições é a sua aplicação na construção de bens públicos, saúde, educação, entre outras áreas. Porém, o distanciamento da população com os governantes responsáveis pela utilização correta dos tributos torna mais difícil o conhecimento sobre como é aplicado o dinheiro do imposto. Por isso, é necessário um meio que explique de forma simplificada a atuação da carga tributária no Brasil.
O presidente da FIEP, Rodrigo da Rocha Loures, destaca o tempo que cada pessoa gasta com a contribuição em impostos. “Os brasileiros trabalham quase cinco meses no ano para pagar tributos. Queremos mostrar como os recursos são aplicados e também falhas que reduzem a eficiência do gasto público”, afirma. Dessa forma, é possível cobrar melhor do governo tributos mais justos e a correta aplicação do imposto para o bem da sociedade.
A cartilha “A Sombra do Imposto” também pode ser acessada via internet, através do site www.fiepr.org.br/sombradoimposto, no link “Acesse a cartilha”. (Texto extraído de assessorias da FIE e FACIAP)