ACIFI participa do repasse de 35 mil brinquedos para crianças de Foz

(ACIFI, em 22 de dezembro de 2010)

Nesta quarta-feira, os organizadores do projeto Natal das Cataratas, dentre eles a ACIFI – Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu, conseguiram atender o sonho de pelo menos 35 mil crianças carentes da cidade: o de ganhar um brinquedo neste Natal. Graças à mobilização da sociedade, que doou diversos brinquedos novos e seminovos, entregues diretamente na Casa de Brinquedos instalada na Praça do Mitre, e também à Receita Federal, que destinou dois containers lotados de brinquedos apreendidos na fronteira, as festas de Fim de Ano serão mais felizes para milhares de menores da nossa cidade.
Ao todo, explicou a presidente da ACIFI, Elizangela de Paula Kuhn, foram distribuídos 35 mil kits de brinquedos em doze locais distintos, numa ação coordenada pela Pastoral da Criança. A presidente da entidade ajudou na distribuição dos brinquedos na tarde de quarta-feira, na Igreja São João Batista, no centro, onde seriam atendidas cerca de 2 mil crianças.
“Isso foi possível graças ao espírito de solidariedade, não somente dos cidadãos igueçuenses, mas de pessoas voluntárias como os soldados do 34º Batalhão do Exército, dos militares da Capitania do Rio Paraná (Marinha), e de diversas pessoas que atuam nas entidades que participam da organização do Natal das Cataratas”, disse Elizangela, frisando a importância dessas participações.
A presidente destacou também que a ACIFI participou no processo de triagem e separação de brinquedos para aquelas crianças que registraram em cartinhas os seus pedidos para o Papai Noel, durante a visita que fizeram ao Bom Velhinho. Todas as noites, a simpática figura do Papai Noel deixava a sede do 34º BIMtz numa carruagem puxada por um Veículo Elétrico (VE), produzido na Itaipu Binacional, seguindo pela Avenida Brasil até a praça do Mitre, onde atendeu milhares de crianças do dia 25 de novembro até hoje.
Foram atendidas cerca de 800 cartinhas que continham corretamente o endereço da criança e cujo pedido estivesse ao alcance das possibilidades dos organizadores. Os colaboradores da ACIFI fizeram a triagem de duzentas cartinhas, que continham um ou mais pedidos, grande parte para os autores delas e seus irmãos. “Foi um trabalho gratificante”, finalizou Elizangela.
Para a presidente da ACIFI, a entrega dos brinquedos fecha, com chave de ouro, esta primeira edição do Natal das Cataratas, cuja solenidade oficial estava prevista para a noite desta quarta-feira. “Esse projeto está sendo construído, e temos que avançar mais em vários aspectos, como a extensão do horário de funcionamento do comércio, da colaboração na arrecadação de recursos, entre outros. Mas tenho certeza que a próxima edição do projeto, com o apoio das entidades participantes, principalmente da Itaipu Binacional, o Natal das Cataratas será ainda maior”, finalizou.