ACIFI promoveu cursos e palestras para mais de 7,5 mil pessoas em 2010

(ACIFI, em 11 de Janeiro de 2011)

Oferecer informação aos associados para o aprimoramento de suas atividades empresariais é uma das prioridades da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu – ACIFI. Essa meta foi cumprida com sucesso em 2010. Ao todo foram promovidos 46 cursos, palestras, treinamentos, fóruns e workshops, que totalizaram 296 horas de eventos específicos e contaram com a participação de 7.553 pessoas.
“Trabalhamos para oferecer conhecimento, novas ferramentas, conceitos e até formas de gestão ao empresariado, fortalecendo-o no mercado cada vez mais competitivo e onde destacam-se aqueles que se atualizam e investem na modernização”, explicou a presidente da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu – ACIFI, Elizangela de Paula Kuhn.
Em 2010 foram realizados cursos que vão desde o aperfeiçoamento e inovação nas vendas; orientação sobre como participar de licitações; acompanhamento de mudanças na legislação tais como ponto eletrônico e nota fiscal eletrônica; dentre outros treinamentos.
Os eventos realizados em 2010 também englobaram palestras de incentivam ao empreendedorismo, com exemplos reais de profissionais que obtiveram muito sucesso em empreendimentos de comercialização de cachorro quente, sucos e até uma borracharia. Os cases de sucesso apresentados em parceria com o PTI – Parque Tecnológico Itaipu foram: “Vininha, o empreendedorismo na prática”; Sucolé do Claudinho e Borracharia Tradição, todos empreendedores que dividiram com os participantes sua história de sucesso.
“Essa parceria com o PTI vai prosseguir em 2011, principalmente para motivar o surgimento de novos empreendedores”, afirmou Elizangela.
Noutra ação desenvolvida no projeto de capacitação, o Ciclo de Palestras realizado em parceria entre a ACIFI, a Rádio CBN e Itaipu Binacional, reuniu pessoas de renome e de grande conteúdo como Max Gehringer, Clóvis Tavares, professor Luiz Marins, Lars Grael e Juca Kfouri.
Grande parte dessas ações não representou em custo de inscrição ao participante. No entanto, visando atender também seu papel social, a ACIFI sugeriu a doação de alimentos, artigos de higiene e limpeza, dentre outros, para serem repassados a diversas entidades assistenciais.
Essa ação resultou na arrecadação de 798 alimentos, 800 itens de higiene pessoal 125 latas de leite em pó e 472 fraldas descartáveis. Ao todo, foram beneficiadas dez entidades em 2010. Os alimentos foram repassados para o Albergue Noturno (133 kg), Centro de Nutrição Infantil (96 kg), Lar dos Velhinhos (215 kg), famílias carentes de estudantes do Colégio Ayrton Senna (84 kg), Apae (100 kg), Guarda Mirim e Fundação Nosso Lar (85 kg cada uma).
As fraldas descartáveis e as latas de leite em pó foram entregues ao Laca – Lar de Apoio à Criança e ao Adolescente, em julho de 2010. Por fim, dos 800 itens de higiene pessoal, setecentos foram encaminhadas ao Centro de Detenção Feminino, em março do ano passado, fruto da arrecadação do Dia da Mulher; e os 100 restantes para a Casa de Apoio Esperança.