ACIFI e PTI oficializarão parceria durante o É Gente Nossa! desta segunda-feira

(ACIFI, em 25 de Fevereiro de 2011)

Nesta segunda-feira, a diretoria da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu e a gerência da Fundação Parque Tecnológico Itaipu oficializam a parceria a ser desenvolvida ao longo deste ano. O protocolo de intenções será firmado pela presidente da ACIFI, Elizangela de Paula Kuhn, e o gerente do PTI, Fernando Machado.
A participação da ACIFI no Programa Foz do Iguaçu Empreendedora, que será desenvolvido em parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu – PTI, foi definida durante reunião realizada em janeiro deste ano. A parceria compreende o desenvolvimento de ações visando apoiar o processo de transformação econômica da cidade. O objetivo é que essa transformação seja reconhecida por meio da iniciativa empreendedora, do crescimento empresarial, inovação e capital humano para empregos qualificados em diversos setores.
A ACIFI e o PTI têm pontos convergentes no tocante a projetos e ações em prol do desenvolvimento econômico. Dentre as 38 ações estratégicas da associação, seis delas podem ser desenvolvidas em parceria com a fundação, como a estruturação da área de capacitação profissional, através de cursos e palestras sobre empreendedorismo, o que, aliás, já vem sendo realizado desde 2009 entre as duas entidades.
A parceria permitirá ainda ações conjuntas para ampliar as atividades do Projeto Empreender; consolidar a Feira de Negócios ACIFI; implantar o projeto ACIFI de Portas Abertas para a Universidade e viabilizar a realização do censo socioeconômico da cidade, por meio do Observatório PTI; elaborar um guia de investimentos para auxiliar futuros empreendedores; e desenvolver o Núcleo Setorial de Tecnologia da Informação da ACIFI.
Dentre as propostas estão ainda a implementação de um Fórum de Discussão do futuro do Comércio, Indústria e Prestadores de Serviços, a ser realizado na ACIFI; a exposição do programa e empresas na Feira de Negócios ACIFI, tendo como contrapartida a reversão do recurso para custear os serviços fornecidos pelo Observatório no âmbito do Censo; a realização do II Ciclo de Workshops de Inovação para empresas tradicionais; discussão conjunta de um programa de formação em empreendedorismo (educação continuada); implantação de uma Escola de Negócios para formar empreendedores, cuja referência poderá ser uma unidade do SEBRAE na cidade de Poá (SP).
E ainda: a implementação de Selo PTI-ACIFI de Competência/Excelência, baseado no modelo do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da Itaipu e da Região de Abrangência do PTI.
A Casa do Empreendedor que brevemente será inaugurada em Foz e assumirá um papel importante no contexto da nova parceria entre ACIFI e PTI. O termo de parceria terá vigência até 2013.