ACIFI presente na Casa do Empreendedor

(ACIFI, em 8 de Abril de 2011)

Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (08), a Casa do Empreendedor que será o espaço destinado ao atendimento de empreendedores individuais e também microempresários interessados em investir na cidade. Além de abrigar setores de todas as repartições envolvidas na abertura de empresas – como as secretarias de Planejamento, Fazenda, Administração e até a Saúde -, o espaço também contará com entidades que orientarão o novo empreendedor sobre consultorias, cursos e capacitações, assistência contábil, acesso a crédito subsidiado, dentre outros.
A Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu – ACIFI também terá uma cadeira na Casa do Empreendedor, ajudando na orientação dos interessados e fomentando a importância da cultura associativista.
A ACIFI esteve representada na inauguração pela presidente Elizangela de Paula Kuhn, mas contou também com a participação de diversos diretores como Roni Temp (primeiro Vice-Presidente), Pedro Tenerello (Vice-Presidente Arbitrafi), Haralan Mucelini (Conselho Jovem Empreendedor), Leonor Venson (Vice-Presidente de Contabilidade, Auditoria e Perícia), que também representa o Sescap em Foz.  A solenidade foi bastante concorrida, com a presença do diretor-geral do lado brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek; do vice-prefeito de Foz, Chico Brasileiro; do Secretário de Desenvolvimento Socioeconômico, Adevilson Gonçalves; do delegado da Receita Federal de Foz do Iguaçu, Rafael Dolzan; do gerente do Sebrae na região Oeste, Orestes Kotz; presidente da Câmara, Edílio Dall´Agnoll; do novo chefe do escritório regional da Secretaria do Emprego, Trabalho e Promoção Social, Mahamad Jomaa, dentre outros.
Elizangela afirmou aos presentes que a primeira ação que desencadeou na idealização da Casa do Empreendedor foi tomada durante a discussão da Campanha da Fraternidade do ano passado, que foi ecumênica e abordou como tema a Economia Solidária. Depois viram ações como o Mutirão do Empreendedor Individual e, agora a Casa do Empreendedor. “Nossa meta é estimular os empreendedores para que passem a atuar legalmente. Ao estimular a formalização também colaboramos com as empresas existentes porque contribui para uma concorrência mais leal”, afirmou.
Para a presidente da ACIFI, Elizangela de Paula Kuhn, a Casa do Empreendedor é o primeiro de muitos passos que ainda devem ser dados para o crescimento econômico de Foz do Iguaçu. “Não basta só legalizar. É preciso dar ferramentas para que os empreendedores individuais e os microempresários possam se desenvolver”, ressaltou, pedindo apoio aos colaborares que farão o atendimento na Casa do Empreendedor.
Segundo Elizangela, a Casa do Empreendedor deve trabalhar mais com a qualidade no atendimento do que quantidade de empreendedores assistidos. “O que importa é ter a certeza que aquele que quer se legalizar tem acesso facilitado, desburocratizado e condição e estrutura para se manter no mercado”, acrescentou.
A proposta da Casa do Empreendedor é facilitar o acesso à formalização dessas pessoas que às vezes têm dificuldades das mais diversas, abrigar entidades que possibilitem acesso ao crédito subsidiado e de instituições necessárias para que “o empreendedor não só se legalize, mas também tenha condições de se qualificar, de se manter no mercado”.
O projeto existe, de maneira mais tímida, em alguns municípios que já implementaram a Lei Geral das Microempresas. Em Cascavel, por exemplo, funciona a Sala do Empreendedor que, entretanto, não reúne tantos parceiros como em Foz. “A própria presença do PTI na Casa do Empreendedor é um diferencial muito grande porque a gente está verdadeiramente otimizando o que a cidade tem, não só abrir empresas, mas para que elas se mantenham no mercado”, acrescentou.
A ACIFI tem um papel fundamental na coleta de informações para conhecer a demanda de cursos existente e, assim, viabilizar que aconteçam. Outras metas são: trabalhar em parceria com PTI para oferecer qualificação aos empreendedores; acompanhar permanentemente o trâmite burocrático desses processos de legalização e fornecer ideias e sugestões para que o projeto fique cada vez melhor. Esses foram os objetivos da ACIFI desde que se iniciaram as discussões para a instalação do Comitê Gestor de Desenvolvimento Econômico, no qual a ACIFI tem papel importante.
A Casa do Empreendedor está situada na Avenida Brasil, nº 1.354 (no antigo prédio do Procon).