ACIFI conquista a certificação ISO 9001:2008

(ACIFI, em 11 de Maio de 2011)

A Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu – ACIFI acaba de conquistar a certificação ISO 9001:2008. O processo para certificação da ISO foi desencadeado em setembro do ano passado, quando aconteceu a primeira consultoria, e começou a transformar a associação a partir de novembro, quando foi iniciada a implantação dos processos necessários ao atendimento dos requisitos da norma.
Foram necessárias várias auditorias internas para a adequação de processos, estabelecer indicadores e metas, reorganizar a estrutura de serviços e capacitar colaboradores para que a ACIFI conquistasse a certificação atestada pelo TECPAR – Instituto de Tecnologia do Paraná.
A auditoria oficial para o credenciamento à certificação aconteceu em duas etapas, sendo a primeira em janeiro e a segunda e última, em março deste ano, quando o auditor Nelson Giacomini fez uma pré-avaliação positiva a respeito do Sistema de Gestão da Qualidade da ACIFI. Naquela oportunidade, Giacomini afirmou que o sistema havia sido “muito bem implantado” e com “muitos indicadores de processos”, observando ainda o comprometimento de toda a diretoria e equipe de colaboradores. “Quando verificamos isso num ambiente de trabalho é a constatação do sistema de gestão”, declarou Giacomini, para quem o grande beneficiado da certificação é, certamente, a empresa associada da ACIFI. “Para os associados da ACIFI, o ponto positivo com a ISO é a confiabilidade num sistema mais moderno e com muito mais credibilidade em seus processos”, ressaltou. Para a diretoria da ACIFI, é uma etapa do planejamento estratégico conquistado que contribuirá para a sustentabilidade da Associação.
Toda a diretoria da ACIFI recebeu com muito orgulho a certificação do TECPAR. “Gostaria de agradecer toda a diretoria, com quem compartilhamos essa conquista, principalmente o vice-presidente Administrativo, Rogério Böhm, pela dedicação e empenho nessa certificação, assim como o vice-presidente de Finanças e Patrimônio, Carlos Moretti Michelon, pelo entendimento da necessidade de investirmos na ISO 9001:2008”, destacou a presidente da ACIFI, Elizangela de Paula Kuhn. 
Rogério Böhm reconheceu que o trabalho foi “intenso” para se estabelecer, em tempo recorde, a certificação. “Todo o processo foi desencadeado no segundo semestre do ano passado, para o estabelecimento de um sistema de gestão efetivo, visando o aperfeiçoamento contínuo dos processos da associação”, revelou Böhm, que é o diretor responsável pelo planejamento estratégico e convênios da ACIFI.
Elizangela também parabenizou todos os colaboradores da ACIFI, que se empenharam em adequar aos novos processos, destacando o trabalho principalmente do diretor executivo, Dimas Bragagnolo, e de Natália Fuentes, responsável pelo Sistema de Gestão da Qualidade. “Estávamos muito confiantes na certificação pois o trabalho foi efetuado com responsabilidade, compromisso e seriedade”, disse Natália.  
Profissionalização – Elizangela de Paula Kuhn foi quem propôs à diretoria executiva investir no credenciamento da ACIFI para a certificação da ISO 9001:2008. Ela acompanhou todos os processos e ajudou a implementar mudanças necessárias para que tivessem maior fluidez e eficiência. “A certificação era um compromisso que assumimos porque acreditamos que ela representa a profissionalização da associação”, destacou a presidente. “A ISO garante que a ACIFI mantenha compromissos com os associados, independente de qual for o gestor”, observou Elizangela.  
Conforme o Auditor da TECPAR, poucas associações comerciais têm essa certificação. “Conheço associações comerciais bem maiores que a ACIFI, que não tem certificação. A certificação do sistema de gestão ISO agrega bastante valor”, assegurou. De acordo com os órgãos certificadores, têm a ISO 9001:2008 apenas a Associação Comercial de São Paulo (conquistada em 2009), a Associação Comercial e Industrial de Anápolis, em Goiás (abril passado); a Associação Comercial de Marília (em julho de 2009) e a ACIC – Associação Comercial e Industrial de Cascavel, que conseguiu a recertificação em abril passado.
“Estar entre poucas associações do país com certificação é um presente desta diretoria para todos os associados. Tanto a ISO como o recente prêmio de Associação Destaque 2010, oferecido pela FACIAP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná devem ser motivo de orgulho para todos os associados”, finalizou a presidente da ACIFI.