Preservação do meio ambiente e uso de sacolas plásticas foram temas de reunião na ACIFI

(ACIFI, em 15 de junho de 2011)

A preocupação com a preservação do meio ambiente, tema da Campanha da Fraternidade deste ano, e promoção de ações que propiciem o desenvolvimento sustentável foram temas abordados durante a visita do diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich, na semana passada. Friedrich, que é coordenador do programa Cultivando Água Boa, desenvolvido pela Itaipu, defendeu uma polítca de incentivo para que a população substitua as sacolas plásticas no acondicionamento das compras.
Friedrich explicou sobre a problemática do lixo e que o desafio é construir uma relação ativa para mobilização da própria sociedade. Ele destacou que o Brasil vai sediar a Rio + 20, onde dois temas muito significativos serão abordados: a Economia Verde e a erradicação da pobreza e a Governança Global para o Desenvolvimento Econômico Humano e Ambiental.
Destacando as consequências que a poluição causa, Friedrich acredita que solução é incorporar toda a cidadania para conscientizar que a problemática do lixo é um problema de todos.
Falando a um público formado por empresários, Friedrich apresentou o esboço de um projeto que tem o apoio da Itaipu, que envolve o incentivo ao uso da sacola de tecido, com possibilidade de diversos patrocinadores para redução de custos. Atualmente, conforme ressaltou o diretor, um único mercado da cidade de Foz do Iguaçu aderiu ao projeto para contribuir com entrega de sacolas, inclusive com distribuição na Fartal
Elizangela de Paula Kuhn, presidente da ACIFI, sugeriu que sejam contatados outros supermercados para ampliar a adesão ao projeto. E ainda, buscar o comprometimento do Conselho de Meio Ambiente nesta ação. “A ACIFI está à disposição para ajudar nessa campanha”, acrescentou.