Reunião atualiza estatuto e define nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança

(ACIFI, em 8 de junho de 2011)

A comissão que reúne 26 entidades representativas da sociedade organizada da cidade, dentre elas a ACIFI – Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu, participa da reorganização do Conselho Comunitário de Segurança. Na próxima terça-feira (dia 14) será realizada uma nova reunião, desta feita para tratar da definição do Estatuto e da composição da nova diretoria do conselho.
O coordenador da comissão, Danilo Vendruscolo, que também preside o Conselho Superior Deliberativo da ACIFI, participou da primeira reunião promovida no 14º Batalhão da Polícia Militar para debater a reestruturação do conselho que será importante órgão consultivo para a política pública na área da segurança de Foz.
Vendruscolo também organizou um encontro que contou com a maioria das entidades do conselho e o secretário de Segurança Pública de Foz, Adão Almeida, além do diretor da Guarda Municipal, Reginaldo da Silva. Nesse encontro, promovido na ACIFI, foram expostos os principais problemas do setor de segurança na fronteira, bem como as ações que estão em curso para a redução da criminalidade.
O Conselho Comunitário de Segurança surgiu de uma iniciativa da ACIFI, há cerca de 17 anos, e tinha caráter consultivo e também de apoio para ações voltadas à política de segurança pública. Porém estava desativado há alguns anos. Sua reestruturação, segundo Vendruscolo, visa atender a uma das prioridades do governador Beto Richa, que é o de imprimir melhoria no setor de segurança pública e fortalecer os Conselhos Comunitários do estado, para que estes possam atuar com autonomia e independência política.
A reunião será realizada no auditório da ACIFI, às 19 horas.