ACIFI prorroga prazo para população votar na enquete sobre número de vereadores

(ACIFI, em 15 de julho de 2011)

A população terá um prazo maior para se posicionar quanto o debate a respeito do número de vereadores para a próxima Legislatura da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu. A diretoria da ACIFI decidiu manter a enquete até o dia 31 deste mês. A princípio, o espaço para a população votar será mantido até esta sexta-feira, isto porque havia uma disposição dos vereadores em votar o projeto de emenda à Lei Orgânica, alterando de 15 para 21 o número de cadeiras no legislativo antes do recesso parlamentar.
“No entanto, como a Câmara de Vereadores vai promover uma audiência pública no dia 5 de agosto, vamos manter a enquete até o dia 31 para que a população possa se manifestar”, ressaltou a presidente da ACIFI, Elizangela de Paula Kuhn.
É fácil participar. Basta acessar o site da ACIFI () e clicar no banner da enquete. Ali existem três as opções de voto: manter o número atual de vereadores, ou seja, quinze cadeiras; aumentar para 21 como pretende o projeto de emenda que tramita na Câmara, que é também o número máximo previsto pela Constituição para a cidade, levando em conta a faixa populacional; ou reduzir para nove cadeiras, número mínimo previsto na Constituição.
Até às 16 horas exatas 4.683 pessoas haviam participado da enquete – sendo que mais de 130 delas enviando comentários sobre o tema. Deste total, 562 pessoas (12%) preferem manter as quinze cadeiras no legislativo; 79 (1,69%) são pelo aumento para 21 vereadores; e 4.042 pessoas (86,31%) pela redução para apenas nove vereadores.
“É importante que tenhamos muitos participantes porque defendemos que a população seja ouvida nesse processo. E não apenas ouvida: que a vontade dos cidadãos seja soberana. Por isso, além de votar, é importante também que a sociedade participe da audiência pública”, enfatizou Elizangela. A audiência acontecerá no dia 5, às 19h30, no plenário da Câmara de Vereadores.