Cerca de 700 pessoas prestigiam as comemorações dos 60 anos da ACIFI

(ACIFI, em 10 de agosto de 2011)

As comemorações do 60º aniversário de fundação da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu foram prestigiadas por cerca de 700 pessoas entre empresários e personalidades convidadas. O evento aconteceu no sábado à noite, no Hotel Rafain Palace, e reuniu também familiares e ex-presidentes da entidade fundada em 19 de julho de 1951.
Dentre as autoridades estiveram presentes o secretário de Estado de Turismo, Faisal Saleh, representando o Governador Beto Richa; o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP), Rainer Zielasko; o presidente da Junta Comercial do Paraná (JUCEPAR), Ardisson Naim Akel; os diretores do Fórum da Comarca de Foz do Iguaçu, Nicola Frascati Junior, que também é diretor do Fórum Eleitoral, e da Justiça Federal de Foz, Roni Feirreira; o assistente do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Joel de Lima, representando Jorge Samek; o presidente do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu, Gilmar Piolla; o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Foz, Nilton Bobato; e o deputado federal Nelson Padovani.
A presidente da ACIFI, Elizangela de Paula Kuhn, saudou todos os presentes e destacou a importância da data para a entidade. Ela lembrou que o papel da ACIFI na sociedade vai muito além de somente a defesa dos interesses da classe empresarial, mas também de se posicionar antes às necessidades da comunidade. Foi assim, conforme lembrou Elizangela, na década de 60, quando a ACIFI encabeçou um momento de fechamento das empresas na área comercial para realizar, a luz de velas, uma passeata exigindo energia elétrica para a cidade. E também com o apoio ao processo de modernização da aduana entre o Brasil e o Paraguai; a passeata contra a corrupção na Assembleia Legislativa e, mais recentemente, a campanha de iniciativa popular que visa impedir o aumento no número de vereadores para a próxima legislatura e a redução dos gastos da Câmara.
A maioria das autoridades que compuseram a mesa de honra parabenizou a associação por sua história de lutas e pela credibilidade junto à sociedade.

Livro – Prestigiaram o aniversário da ACIFI quatro ex-presidentes: Waddis Benvenutti (1980-1983); Roberto Appelbaum Sielecka (1992-1994); Arnaldo Bortoli (1996-1998 e 2002-2003) e Wanderley Bertolucci Teixeira (200-2002 e 2004-2007). Também compareceram familiares dos ex-presidentes Pedro Basso, Augusto Araújo, Júlio Rocha Neto, Estebam Fernandes, Alfredo Keller, Osvaldo Damião; Narciso Valiati e Tibiriça Botto Guimarães.
Eles foram os primeiros a receberem, das mãos da presidente da ACIFI, um exemplar do livro “ACIFI 60 anos – A melhor idade”, lançado durante a solenidade. Após a cerimônia, todos participaram do 2º Jantar do Empresário e divertiram-se com o show da Banda Moderatto.