Começa nesta quarta-feira o Eninc 2011

(ACIFI, em 21 de setembro de 2011)

Evento promoverá inovações nos negócios da construção civil entre Brasil, Argentina e Paraguai
O governador Beto Richa e autoridades locais e regionais, além de cerca de 60 empresários da construção civil da Argentina e do Paraguai, já confirmaram presença na abertura, nesta quarta-feira, do Encontro Nacional para Inovação na Construção Civil (Eninc), que acontece de 21 a 23 de setembro, em Foz do Iguaçu. Além das palestras, oficinas e showroom, previstos na programação, a comitiva participa na sexta-feira, dia 23, a partir das 16h30, do Dialógo Empresarial na Construção Civil Brasil-Argentina-Paraguai.
O evento, uma das novidades do Eninc 2011, é organizado pelo Centro de Desenvolvimento de Tecnologias para Integração Transfronteiriça de Micro e Pequena Empresas do Mercosul e América Latina (Sebrae CDT-AL), iniciativa do Sebrae Nacional, gerenciado pelo Sebrae/PR e instalado no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu.
Durante o Diálogo Empresarial na Construção Civil, que tem o apoio da Embaixada do Brasil em Assunção, no Paraguai, e do Ministério de Ação Cooperativa e Mutual da Província de Misiones, na Argentina, empresários argentinos, paraguaios e brasileiros terão a oportunidade de trocar cartões, experiências e prospectar negócios.
“Queremos, com  esse evento, intensificar ainda mais as relações comerciais entre Brasil, Argentina e Paraguai. E o Eninc é uma excelente oportunidade para reforçarmos o trabalho de cooperação realizado pelo Sebrae Nacional e Sebrae/PR, com o apoio de parceiros internacionais”, afirma Orestes Hotz, gerente da Regional Oeste do Sebrae/PR.
Para Hotz, os empresários da construção dos três países têm desafios semelhantes, e precisam apostar cada vez mais na inovação, para conquistarem o mercado. “A construção civil é um setor que demanda qualificação permanente. As empresas do setor, brasileiras, argentinas e paraguaias têm muito a aprender umas com as outras.”
“As rodadas de negócios são importantes, porém os empresários têm demandado encontros de aproximação e network, visto que não é simples fechar negócios na hora. Precisam de tempo e informação, conhecer o outro país, ter contato pessoal com os empresários locais e analisar as propostas. Por isso, o diálogo empresarial é um excelente formato”, afirma Augusto Stein, consultor do Sebrae CDT-AL.
Stein diz que o Sebrae CDT-AL desenvolveu nova metodologia para promover o diálogo empresarial, identificando oportunidades e novas parcerias. “Realizamos, recentemente, com sucesso, um diálogo empresarial durante a Fecomi (Feira Comercial, Industrial, de Turismo e Seminários Empresariais), em Assunção. Mais de 100 empresários brasileiros e paraguaios interagiram, com altos índices de satisfação e prospecção de negócios.”
Eninc – Um showroom com tendências de mercado e inovações tecnológicas, mais de 30 palestras e painéis de debates e um ambiente propício à troca de experiências e informações fazem parte da programação do Enic. O evento, que está na sua terceira edição, acontece no Mabu Thermas e Resort. 
O Eninc 2011 é organizado pelo Sinduscon/Oeste-PR e Fundação Paranaense para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria da Construção (Fundatec), com o Sebrae/PR, e parceria do Sinduscon/Paraná, Sinduscon/Norte e Sinduscon/Noroeste; Sistema FIEP; Itaipu Binacional; Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-PR) e Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). (Assessoria de Imprensa do SEBRAE-PR)