Começam as comemorações da Semana Mundial do Turismo

(ACIFI, em 14 de setembro de 2011)

A municípios da região Trinacional Iguaçu e lindeiras ao Lago de Itaipu vão comemorar a Semana Mundial do Turismo com uma enorme programação integrada entre as cidades e instituições. As comemorações acontecem até o dia 12 de outubro, em Foz do Iguaçu, nos municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, além de Puerto Iguazu/AR e Ciudad del Este/PY.
O tema definido pela Organização Mundial do Turismo/OMT (instituição pertencente ao Sistema das Nações Unidas) para este ano foi “Turismo e a aproximação das Culturas”, que pretende enfatizar a importância que as viagens têm no encontro entre as diversas culturas do mundo, especialmente nos tempos modernos, onde mais de novecentos milhões de pessoas fazem viagens nacionais ou internacionais, seja a lazer ou negócios.
A coordenação das ações da Semana Mundial do Turismo está a cargo do Grupo de Trabalho 4 do COMTUR (GT4) e do Fórum de Turismo Sustentável Cataratas & Caminhos.
O Dia Mundial do Turismo, comemorado no dia 27 de setembro, foi instituído em 1980, pela OMT. A data coincide com um marco importante para a história do turismo no mundo: o aniversário de adoção dos Estatutos da OMT (em 27 de setembro de 1970).
O objetivo do Dia Mundial do Turismo é promover o conhecimento para a comunidade internacional sobre a importância do turismo, e seus valores sociais, culturais, econômicos e políticos, cuidando ainda dos impactos causados pela atividade, além de se observar a importância na resolução dos problemas relacionados à igualdade social.
Em Foz do Iguaçu as atividades tiveram início dia 1º de agosto, com a abertura do concurso de fotografia “Fotos do Iguaçu”, cuja premiação das cem melhores fotos acontecerá no dia 27. Nesta terça-feira teve início também a Semana Literária do SESC / Foz, evento que também faz parte da programação da Semana Mundial do Turismo. Destaque para a palestra do escritor Ignácio Loyola Brandão, autor do livro “Não veras país nenhum”, dentre outros, nesta sexta-feira, às 19 horas.
Confira a programação completa no site: