Diretoria da CACIOPAR apoiará oficialmente o curso de Medicina em Foz

(ACIFI, em 21 de setembro de 2011)

Em reunião realizada no sábado em Foz do Iguaçu, a diretoria da Caciopar – Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná deliberou pelo apoio ao pleito da ACIFI – Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu em prol da instalação do Curso de Medicina no campus da Unioeste de Foz. A defesa pelo curso foi feita pela presidente da ACIFI, Elizangela de Paula Kuhn, aos dirigentes da Caciopar e representantes da classe empresarial da região.
Segundo Elizangela, Foz do Iguaçu dispõe de todos os requisitos técnicos para atender ao curso que é fundamental para a consolidação do pólo educacional e, também, para suprir as carências de várias especialidades médicas em Foz e região.
A ACIFI integra a comissão formada recentemente para desenvolver ações que visem viabilizar o curso na cidade. “Precisamos o apoio de toda a sociedade civil organizada e o apoio da Caciopar e da classe empresarial da região Oeste do Paraná é fundamental para demonstramos união em torno dessa bandeira”, destacou.
Ao presidente da Caciopar, Khaled Nakka, que coordenou os trabalhos, Elizangela lembrou que a instalação do curso de Medicina em Francisco Beltrão e em Foz do Iguaçu demandam investimentos na ordem de R$ 15 milhões. “Segundo a reitoria da Unioeste, Foz precisará aproximadamente R$ 3 milhões para a manutenção dos dois primeiros anos do curso, pois temos condições de utilizar tanto o Hospital Municipal Padre Germano Lauck quanto o Hospital Ministro Costa Cavalcanti neste curso”, justificou a presidente da ACIFI.
A reunião contou com a presença do vice-prefeito Chico Brasileiro, também integrante da comissão que trabalha pela viabilização do curso de Medicina. Khaled Nakka colocou em votação o pleito, que foi aprovado pelos presentes, dentre eles representantes da ADEOP (Agência de Desenvolvimento Regional do Extremo Oeste do Paraná), da Garantioeste, das associações comerciais de Matelândia, Céu Azul, Santa Terezinha de Itaipu, Missal, Medianeira, Santa Helena e Guaíra.
Na reunião foram tratados ainda assuntos internos, como a prestação de contas da entidade, e temas como a Garantioeste e os preparativos para a XXI Convenção Anual da FACIAP (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná), que acontecerá em novembro, em Foz do Iguaçu.
Elizangela também foi convidada a fazer uma exposição sobre a participação da ACIFI na Missão Técnica e Empresarial na Alemanha, no mês passado, promovida pela FACIAP. Elizangela também fez um resumo dos principais serviços e atividades desenvolvidos pela ACIFI, como a realização da 3ª. Feira da ACIFI, promovida de 7 a 10 de setembro e que será aberta no próximo ano para empresas da região Oeste.