Domingo tem torneios de arremesso de notebooks e celulares no Gramadão

(ACIFI, em 21 de setembro de 2011)

População poderá descartar aparelhos eletro-eletrônicos durante o evento
No domingo, dia 25 de setembro, celulares e notebooks vão voar no Gramadão da Vila A. Será o IV Torneio Sul-Americano de Arremesso de Celular e o III Mundial de Arremesso de Notebook, eventos promovidos pela Associação Recreativa e Esportiva Segurança Física (Aresf) e que fazem parte das comemorações do 37º aniversário da Segurança Empresarial de Itaipu e da Semana Mundial do Turismo.
Os campeonatos começam à tarde, às 13h, mas já a partir das 9h haverá coleta de material descartado e uma extensa programação. As baterias dos eletrônicos serão retiradas antes da competição para evitar a contaminação do meio ambiente. O que sobrar dos aparelhos será enviado para a empresa Reciclo Ambiental, de cascavel. A inscrição custa dois quilos de alimentos não perecíveis e será feita no dia do evento.
A programação prossegue até às 17h30, com inúmeras atrações e distribuição de prêmios.  O evento é aberto ao público em geral. Uma boa pedida para levar toda a família. Essa será a quarta edição do torneio sul-americano de arremesso de celular e o terceiro mundial de arremesso de notebook, em Foz do Iguaçu.
A iniciativa tem o apoio do Rotary Clube Cataratas, Lions Clube Cataratas, Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Sindicato de Hotéis e Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu (Sindihotéis) e Itaipu Binacional.
Segundo Gabriel Campos, coordenador do projeto, a expectativa é atrair 300 competidores e arrecadar duas toneladas de alimentos não perecíveis. Na primeira edição foram 60 concorrentes, na segunda 135 e na terceira 235.  O arremesso de celular surgiu na Finlândia, mas o movimento cresceu mesmo foi em Foz do Iguaçu.
Hoje, a cidade brasileira detém o título de recordista da competição com o maior número de participantes e também é o único lugar do mundo a promover um campeonato de arremesso de notebook. A adesão ainda é pequena: dos 265 participantes no geral, apenas oito levaram seus tablets para serem descartados.
Ao final da programação, haverá certificação ambiental para os participantes, que concorrerão a inúmeros prêmios.
Premiação 2011 – Dentre os prêmios dos torneios estão duas bolsas de estudos para o Curso Carreiras Públicas nível médio do Complexo Educacional Damásio de Jesus, cujo valor de cada uma é R$ 1.600,00; passeios no circuito turístico de Itaipu; jantares e diárias em diferentes hotéis e restaurantes da cidade e aventuras no Parque Nacional do Iguaçu, Parque das Aves e Kattamaram, dentre outros. 
Confira a Programação:
DIA 25 DE SETEMBRO DE 2011 – Domingo
09 h – Dia de Coleta do Lixo Eletrônico em Foz do Iguaçu
Organização: LIONS Clube Cataratas, SINDHOTEIS, CRAFI e Nova Cascavel Reciclagem.
09 h – Dia de Coleta do óleo de cozinha usado
Organização: Ambiental Vitare
09 h – Feira de produtos orgânicos
Organização: Diretoria de Coordenação Itaipu Binacional e produtores rurais.
09 h – Exposição Trabalhos acadêmicos – Tema, Preservação do Meio Ambiente
Organização: Anglo Americano, Uniamérica e IFPR.
09 h – Exposição SEGURANÇA EMPRESARIAL 37 anos
09 h – Dia de coleta enxoval, higiene e kits alimentação para Mães Gestantes em situação de risco.
Organização: Associação Beneficente Mãe Feliz
13 h – Recreação e brincadeiras com as crianças presentes no evento
Organização: Projeto Animação
13 h – IV TORNEIO SUL-AMERICANO DE ARREMESSO DE CELULAR
Organização: ARESF, Lions Clube Cataratas e RECICLO AMBIENTAL
13 h – Inscrições e recolhimento de alimentos
Organização: Rotary Clube Cataratas / ARESF
15 h – III MUNDIAL de Arremesso de Notebook
Organização: ARESF e Rotary Clube Cataratas
(Texto: Assessoria de Imprensa da Itaipu Binacional)