Secretário da Segurança prestigiará posse do Conselho Comunitário em Foz

(ACIFI, em 23 de setembro de 2011)

O secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, estará presente à solenidade de posse da diretoria do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Foz do Iguaçu, que acontecerá nesta segunda-feira, dia 26, às 16 horas, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu – ACIFI.
A solenidade será comandada pelo presidente do Conseg, o empresário Carlos Alberto Morgado Galetti, que é coronel da reserva e ex-comandante do 34º Batalhão de Infantaria Motorizado de Foz do Iguaçu. Também estará na solenidade a presidente da ACIFI, Elizangela de Paula Kuhn e o presidente do Conselho Superior Deliberativo da ACIFI, Danilo Vendruscolo.
Vendruscolo coordenou dos trabalhos da comissão que atuou na retomada das atividades do Conseg, inclusive com estudo de atualização do estatuto da entidade. A primeira reunião foi promovida este ano no 14º Batalhão da Polícia Militar para debater a reestruturação do conselho. Vendruscolo também organizou um encontro que contou com a maioria das entidades do conselho e o secretário de Segurança Pública de Foz, Adão Almeida, além do diretor da Guarda Municipal, Reginaldo da Silva. Nesse encontro foram expostos os principais problemas do setor de segurança na fronteira, bem como as ações que estão em curso para a redução da criminalidade. Dessa exposição serão traçadas as ações que o Conseg reivindicará junto às forças de segurança, e também aos órgãos governamentais, na construção de uma política de segurança pública.
O Conselho Comunitário de Segurança surgiu de uma iniciativa da ACIFI, há cerca de 17 anos, e tinha caráter consultivo e também de apoio para ações voltadas à política de segurança pública. Porém estava desativado há alguns anos.
A presença do secretário de Estado da Segurança à posse do Conseg, explicou Danilo Vendruscolo, reforça a importância que o Governo Estadual vem oferecendo às ações comunitárias para apoiar o setor, considerado uma das prioridades do governador Beto Richa.
Também foram convidadas para a solenidade de posse, diversas autoridades locais e regionais ligadas ao setor da segurança pública.