Solenidade repleta de autoridades marca posse da diretoria do Conseg

(ACIFI, em 28 de setembro de 2011)

A Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu – ACIFI foi palco na tarde de segunda-feira (26) da concorrida solenidade de posse da nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança de Foz do Iguaçu – Conseg, que é presidido pelo ex-comandante do 34º Batalhão de Infantaria Motorizado, o coronel de reserva Carlos Alberto Morgado Galetti.
Dentre as autoridades estaduais, estiveram presentes o comandante geral da Polícia Militar do Estado do Paraná, Coronel Marcos Sheremeta, e o secretário de Estado do Turismo, Faisal Saleh.
Além do coronel Galetti, integram a diretoria Conseg Fernando Valente (primeiro Vice-Presidente); Sadi Buzanelo (primeiro secretário); Ênio Eidt (segundo secretário), Casper Riggi (primeiro tesoureiro) e Márcio Balbinot (segundo tesoureiro).
Para o Conselho Superior Deliberativo do conselho foram eleitos, e tomaram posse durante a cerimônia, Maeli Chibiaqui Valiati, Itacir Carlos Santin e José Matiuc. Para o Conselho de Ética e Disciplina foram empossados Gilder Cezar Longui Neres, Faisal Ismail e o coronel Adair Luiz Pereira. Compõem o conselho Fiscal do Conseg Plínio Ricardo Scappini, Kátia Schimidt e Padre Sérgio Bertotti.
Representando o secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo César de Almeida, o comandante da PM do Paraná repassou ao presidente do Conseg um documento especial: a Carta Contitutiva do Conseg de Foz do Iguaçu, assinada pelo secretário estadual e pela coordenadora estadual dos Conseg´s no estado, Michelle Lourenço Cabral. Nesta carta, é concedida ao conselho iguaçuense todas as prerrogativas para que a entidade busque soluções adequadas aos problemas de segurança do município e também para melhorar a qualidade de vida da comunidade.
Praticamente todos os presentes se manifestaram na solenidade, destacando a importância de políticas públicas eficazes para a segurança da cidade cuja atividade turística compõe um dos mais importantes pilares da economia local.
A presidente da ACIFI, Elizangela de Paula Kuhn, compôs a mesa solene, juntamente com o coronel Galetti, o comandante da PM, e o secretário Faisal. E ainda: o prefeito Paulo Mac Donald Ghisi; o coordenador estadual de Polícia Comunitária, Coronel Roberson Bondaruki; o secretário executivo do GGI (Gabinete de Gestão Integrada), coronel César… ; o presidente do Conselho Consultivo da ACIFI, Danilo Vendruscolo; o presidente da Câmara de Vereadores, Edílio Dall ´Agnoll; o secretário de Segurança Pública de Foz, Adão Almeida; e Michelle Cabral.
São membros natos do Conseg de Foz as seguintes entidades: Polícia Civil, nesta gestão representada pelo delegado da 6ª. SDP Rogério Antonio Lopes; a Polícia Militar, representada pelo tenente-coronel e comandante do 14º BPM, tenente-coronel Ronald Ronaldin; o Ministério Público Estadual, representado pelo promotor Rudi Rigo Burkle, e pelo Ministério Público Federal, o procurador Fernando Lavieri.
E ainda o Ciretran, representado por Rosane Rosso; a Polícia Federal, representada pelo delegado Guilherme Monsess; o Núcleo Regional de Educação, pela professora Ivone Muller; o Poder Jucidiário Estadual, representado pelo diretor do fórum, Nicola Frascatti Júnior.
Adão Lameida representa a Prefeitura de Foz no Conselho, bem como Danilo Vendruscolo é o representante da ACIFI na entidade.