Os organizadores da Campanha Natal das Cataratas costumam afirmar que o projeto deste ano terá as dimensões proporcionais à capacidade de investimentos em decoração, programação e divulgação. Isto porque o projeto lançado no dia 5 deste mês, depende da arrecadação de recursos para se viabilizar.
Desenvolvida com a parceria da ACIFI – Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu, dentre outras entidades, a campanha Natal das Cataratas visa, dentre outros objetivos, fomentar a circulação de pessoas na região comercial da cidade, ampliando ainda mais as possibilidades de negócios no fim do ano.
Segundo Elizangela de Paula Kuhn, presidente da ACIFI, coube à entidade o papel de, entre outras atribuições, articular uma participação ainda maior da classe empresarial. “Para o Natal das Cataratas crescer e se consolidar, entendemos que é preciso uma participação efetiva de todos, não só decorando suas lojas, mas também com contribuição financeira, realmente trazendo dentro do seu comércio, sua indústria o espírito natalino sob todos os aspectos”, ressaltou.
Na edição do ano passado constatou-se que o Natal das Cataratas movimentou e dinamizou a economia local devido à atração de visitantes para a cidade e também no aumento da circulação de pessoas. “O Natal das Cataratas foi no ano passado, e será este ano novamente, o grande evento de aproximação e de consolidação do turismo, da gastronomia, com o comércio e a indústria, que é uma reivindicação antiga da cidade”, observou. “Continuamos com o sonho de mostrar que o Natal das Cataratas pode ser maior que o Natal de Gramado”, enfatizou a presidente da ACIFI.
Porém, para que isso possa acontecer, a presidente pede que todos os empresários participem, “na medida de suas possibilidades, com contribuição, com decoração de seus estabelecimentos, e ajuda, de um modo em geral pois a organização de um evento tão grandioso requer muito trabalho”, acrescentou.
Os empresários podem adquirir cotas para ajudar na promoção da campanha e terão as logomarcas das suas empresas divulgadas no imenso painel que será instalado na Vila de Natal. São comercializadas quatro cotas que variam de R$ 1 mil a R$ 10 mil.
Os empresários interessados em colaborar com a campanha podem obter mais informações na ACIFI, pelo telefone 3521 3300.
Campanha – A Praça do Mitre será transformada este ano Vila de Natal, abrigando além da Casa do Papai Noel e da Casa de Brinquedos, também as feiras de Gastronomia de Artesanato. O número de pórticos e enfeites nas imediações da Vila de Natal será aumentado, bem como serão repostos os enfeites desgastados com a exposição do ano passado. Novamente o Natal das Cataratas contará com árvores de Natal, de 20 metros de altura e dotadas de enfeites confeccionados a partir de garrafas pet distribuídas em trevos de avenidas que compõem o corredor turístico da cidade.
A Vila do Natal será palco da programação cultural e artística que este ano priorizará talentos locais – incluindo Foz do Iguaçu e da região trinacional, compreendendo a Argentina e o Paraguai.
O Concurso de Decoração Natalina aberto para residências e condomínios, e estabelecimentos comerciais e industriais, deverá ser ampliado no número de inscritos e haverá premiação para quatro categorias. “Esperamos dobrar o número de estabelecimentos decorados para o Natal. No ano passado foram mais de 250 e, para este ano, esperamos mais de 500”, acrescentou.
Para os bairros, o Natal das Cataratas terá nesta segunda edição presépios de areia em cinco regiões da cidade: Porto Meira, jardim São Paulo, Morumbi, Três Lagoas e na Vila C, o que pretende ampliar a circulação de pessoas nas regiões comerciais dos bairros e, conseqüentemente, aumentar as possibilidades de negócios para os empresários dessas localidades.
Dependendo a captação de recursos, poderá ser implantado também o projeto Auto de Natal itinerante, com atração circense apresentada em cima de uma carreta especialmente modificada para se transformar em palco de apresentações.
Também compõem a organização do evento a Itaipu, Fundo Iguaçu, Itamed, CEF (Caixa Econômica Federal, a Cataratas do Iguaçu S/A, Iguassu Convention, Sindhoteis, ABIH, Cáritas Diocesana, Copefi, 34º Batalhão de Infantaria Motorizado, Capitania Fluvial do Rio Paraná, dentre outras.
ACIFI comercializa cotas para empresas participarem do Natal das Cataratas
(ACIFI, em 26 de outubro de 2011)