ACIFI entregará manifesto por curso de Medicina ao governador Beto Richa

(ACIFI, em 5 de outubro de 2011)

Um documento assinado pelas entidades que representam a sociedade civil organizada de Foz do Iguaçu em defesa da extensão do curso de Medicina para o campus de Foz da Unioeste será entregue ao governador Beto Richa. O agendamento do encontro com o governador está sendo providenciado pelo presidente do Conselho Superior Deliberativo da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu – ACIFI, Danilo Vendruscolo.
O manifesto assinado por 28 entidades, além da ACIFI, foi oficializado nesta segunda-feira (dia 3) durante o lançamento da campanha pró-Curso de Medicina, realizado na ACIFI. A campanha contará com outdoors e adesivos para carros e pretende sensibilizar as autoridades para a reivindicação em prol da melhoria da qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população da cidade e também dos municípios do Extremo Oeste do Estado.
No lançamento da campanha, a presidente da associação, Elizangela de Paula Kuhn, reforçou a importância do curso para, dentre outros, ampliar a oferta de médicos na região; equiparar a cidade de Foz a outras cidades do mesmo porte de Foz que possuem um ou mais cursos de Medicina; e para a consolidação do pólo educacional da região.
Elizangela destacou que a existência de um campus bem estruturado e que já conta com um curso na área de saúde – o de Enfermagem – contribui para a viabilização. “Além disso, já existe a aprovação da utilização do Hospital Costa Cavalcanti para as aulas do futuro curso”, acrescentou. Segundo a presidente da ACIFI, entidade que coordena a campanha, os dois candidatos à diretoria do campus da Unioeste já foram contatados e se comprometeram a apoiar a iniciativa que, inclusive, já teve projeto aprovado em 2010, através das resoluções do Conselho Universitário e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Vendruscolo, que coordena a comissão formada pelas entidades para defender projetos de desenvolvimento socioeconômico da região, lembrou que a melhoria dos serviços de saúde na região é uma das 18 bandeiras defendidas pela sociedade civil organizada. O documento com a lista de projetos e ações reivindicadas pelas entidades foi apresentado e assinado por todos os candidatos a deputado estadual e federal da região, assim como o governador Beto Richa e a senadora Gleisi Hoffmann, hoje ministra da Casa Civil.
Os interessados em colocar adesivos nos seus veículos ou publicar banners da campanha nos sites das empresas em apoio à iniciativa, podem retirar o material na ACIFI. Mais informações no telefone: (45) 3521 3300.