ACIFI espera participação da classe empresarial no Natal das Cataratas

(ACIFI, em 5 de outubro de 2011)

Foi lançada nesta quarta-feira a segunda edição da campanha Natal das Cataratas, que visa criar um ambiente natalino para agradar aos iguaçuenses e também aos visitantes nesta época especial do ano. A Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu – ACIFI, pelo segundo ano consecutivo, apóia a iniciativa e contribui na organização do evento que traz muitas novidades.
A principal delas será a ampliação do espaço na Praça do Mitre, que será transformada na Vila de Natal, com a Casa do Papai Noel, a Casa de Brinquedos e ainda, barracas de madeira para abrigar a Feira Gastronômica e a Feira de Artesanato.
Essa, e outras novidades foram apresentadas pelo coordenador do evento, Gilmar Piolla, superintendente da Itaipu Binacional, durante o lançamento que contou com a participação da presidente da ACIFI, Elizangela de Paula Kuhn.
Segundo Piolla, superintendente de Comunicação da Itaipu Binacional e presidente do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu (Fundo Iguaçu), para acentuar ainda mais o espírito natalino, serão implementados mais pórticos na Avenida Jorge Schimmelpfeng, além daqueles que já fizeram parte da decoração no ano passado.
Além dos enfeites e pórticos na Avenida Brasil, um dos principais pontos comerciais da cidade, o Natal das Cataratas também contará com árvores de Natal, de 20 metros de altura e dotadas de enfeites confeccionados a partir de garrafas pet distribuídas em trevos de avenidas que compõem o corredor turístico da cidade.
A Vila do Natal será palco da programação cultural e artística que este ano priorizará talentos locais – incluindo Foz do Iguaçu e da região trinacional, compreendendo a Argentina e o Paraguai. “Nosso objetivo é valorizar a cultura local e regional; queremos valorizar o que temos de melhor da cultura de Foz do Iguaçu e da região trinacional”, reforçou Piolla.
O Concurso de Decoração Natalina aberto para residências e condomínios, e estabelecimentos comerciais e industriais, deverá ser ampliado no número de inscritos e haverá premiação para quatro categorias. “Esperamos dobrar o número de estabelecimentos decorados para o Natal. No ano passado foram mais de 250 e, para este ano, esperamos mais de 500”, acrescentou.
Para os bairros, o Natal das Cataratas terá nesta segunda edição presépios de areia em cinco regiões da cidade: Porto Meira, jardim São Paulo, Morumbi, Três Lagoas e na Vila C. Dependendo a captação de recursos, poderá ser implantado também o projeto Auto de Natal itinerante, com atração circense apresentada em cima de uma carreta especialmente modificada para se transformar em palco de apresentações.
Segundo destacou Elizangela de Paula Kuhn, à ACIFI coube o papel de, dentre outras atribuições, articular uma participação ainda maior da classe empresarial. “Para o Natal das Cataratas crescer e se consolidar, entendemos que é preciso uma participação efetiva de todos, não só decorando suas lojas, mas também com contribuição financeira, realmente trazendo dentro do seu comércio, sua indústria o espírito natalino sob todos os aspectos”, ressaltou.
De acordo com balanço realizado após a edição do ano passado, constatou-se que o Natal das Cataratas movimentou e dinamizou a economia local devido à atração de visitantes para a cidade e também no aumento da circulação de pessoas. “O Natal das Cataratas foi no ano passado, e será este ano novamente, o grande evento de aproximação e de consolidação do turismo, da gastronomia, com o comércio e a indústria, que é uma reivindicação antiga da cidade”, observou.
“Continuamos com o sonho de mostrar que o Natal das Cataratas pode ser maior que o Natal de Gramado”, enfatizou a presidente da ACIFI. Porém, para que isso possa acontecer, a presidente pede que todos os empresários participem, “na medida de suas possibilidades, com contribuição, com decoração de seus estabelecimentos, e ajuda, com contribuição de trabalho, pois a organização de um evento tão grandioso requer muito trabalho”, acrescentou.
“Foz do Iguaçu fez várias demonstrações este ano de que quando a comunidade se envolve é possível fazer as coisas acontecerem; que não é preciso esperar só do Poder Público. E a gente te mostrado isso, este ano de uma maneira ainda mais efetiva”, finalizou.
Também compõem a organização do evento a Itaipu, Fundo Iguaçu, Itamed, CEF (Caixa Econômica Federal, o sistema Fecomércio, a Cataratas do Iguaçu S/A, como patrocinadores. E ainda o Iguassu Convention, Sindhoteis, ABIH, Cáritas Diocesana, Copefi, 34 º Batalhão de Infantaria Motorizado e Capitania Fluvial do Rio Paraná.
O Delegado da Receita Federal, Rafael Dolzan, novamente confirmou a parceria no projeto e assegurou a doação de brinquedos para as crianças carentes. A prefeitura também compõe essa parceria, através da Fundação Cultural, Secretaria de Turismo, Guarda Municipal e Foztrans.