Caciopar oficializa apoio à Acifi em luta por curso de Medicina

(ACIFI, em 14 de outubro de 2011)

Uma bandeira da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu – Acifi acaba de receber um apoio de peso. A Caciopar, Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná, manifestou-se oficialmente sobre a intenção da entidade, que tem apoio de líderes políticos e da sociedade organizada da fronteira, de reivindicar a instalação do curso de Medicina no campus da Unioeste em Foz.
O presidente da Coordenadoria, Khaled Nakka, que é supermercadista em Vera Cruz do Oeste, afirma que a solicitação é das mais justas. “A saúde pública é, em função da proximidade de Foz da divisa principalmente com o Paraguai, um dos setores que mais precisam de auxílio para que o atendimento à população tenha a qualidade que merece”. Com mais profissionais, os governos também poderão investir ainda mais em programas de prevenção de doenças, conforme Khaled.
O vice da Caciopar, Sérgio Marcucci, que é de Marechal Cândido Rondon, também considera a luta da região de Foz como das mais legítimas. “Ela cresce continuamente e precisa contar com um suporte físico e de profissionais adequados”.
A presidente Dilma Rousseff (PT) já afirmou que vai garantir todo apoio possível para a implantação de pelo menos dois novos cursos de Medicina no Paraná, um em Foz do Iguaçu e outro em Francisco Beltrão.

Acompanhe abaixo, a íntegra de documento, enviado pela Caciopar, à presidente da Acifi, Elizângela de Paula Khun.
“Prezada Senhora:
Desde 1976, a Caciopar se consolida como a porta-voz do setor produtivo do Oeste do Paraná, uma das regiões que mais produzem e contribuem com o processo de desenvolvimento do Estado e do Brasil. Devido a essa vocação, a coordenadoria é também um dos fóruns de discussão sobre projetos e ações considerados indispensáveis para fazer com que a região possa seguir no seu processo de contínua expansão.
Por isso, a Caciopar manifesta seu irrestrito apoio à Acifi e às entidades organizadas da região de Foz do Iguaçu que há anos lutam pela instalação de um curso de Medicina que possa beneficiar os municípios próximos da fronteira. A bandeira de líderes políticos e empresariais de Foz e adjacências é pela instalação de um curso de Medicina junto ao campus de Foz da Unioeste, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
A formação de novos profissionais da área médica é bem-vinda e merece todo o apoio de entidades organizadas e da Caciopar. Sem médico não há saúde, não há atenção à área pública e às pessoas que adoecem e precisam de atenção clínica e especializada. A instalação de um curso de Medicina na Unioeste em Foz é uma bandeira justa e nobre que conta com total apoio e envolvimento da Caciopar.
Cordialmente,
Khaled Nakka
Presidente

Sérgio Marcucci
Vice – Presidente