Empresários participam de fórum que destaca melhores práticas para gerir uma empresa

(ACIFI, em 28 de outubro de 2011)

Exemplos de empresas bem sucedidas no Brasil e no exterior foram reforçados durante o Fórum das Melhores Práticas empresariais, promovido nesta terça-feira (dia 25), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu – ACIFI. Diante de um auditório lotado de empresários iguaçuenses de diversos segmentos, especialistas como Rosangela Angonese, Leonardo Paludeto, Marina Ghisi e Andréa Lindner fizeram exposição de experiências de empresas que podem ser adotadas como forma de melhoria da gestão.
Dentre exemplos de práticas empresariais, os apresentadores do fórum citaram a Boeing, a Microsoft, Amazon, Google, Starbucks, Zumobi, Small Business Administration, GM Nameplates, Keiretsu Forum, entre outras.
Cada apresentador tinha um determinado tempo para apresentação do tema a ser abordado no fórum. “Mundo Global e Cultura Local: Desafios e Oportunidades” foi o tema da apresentação de Rosangela Angonese, coordenadora estadual do Programa SEBRAE MAIS para empresas avançadas, e que também atuou como gerente regional do SEBRAE, sendo a profissional responsável pela implantação e coordenação do EMPRETEC no Paraná. É consultora e professora em cursos de pós-gradução, tendo título de mestrado em Administração, Analista Transacional Organizacional (UNAT-Brasil), dentre outros.
Leonardo Paludeto, o segundo apresentador da noite, abordou “Experiências Empreendedoras nos EUA”, tema que incluiu várias menções à forma de gestão das empresas modernas que estão em destaque no cenário mundial, como por exemplo, a Google. Psicólogo e pós-graduado em Psicodrama, Paludeto é profissional certificado pela ONU/Unctad para o Desenvolvimento de Empreendedores. Atua como conferencista e instrutor em eventos no Brasil, Argentina, Chile, Estados Unidos e Paraguai.
A iguaçuense Marina Ghisi, mestre em administração e engenheira  civil, abordou como tema na sua apresentação “Captando Recursos com Investidores Anjo: comparativo Brasil e EUA”.
A última apresentação antes do debate ficou a cargo de Andréa Lindner, que abordou o tema “Liderança, Equipes e Desenvolvimento de Pessoas”. Lindner é psicóloga e analista transacional organizacional (UNAT-Brasil). Tendo formação em Metodologia Experiencial e Action Learning (ASTD Washington), a especialista atua como consultora em desenvolvimento de pessoas para Electrolux, Itaipu, Renault, Fundação PTI, GVT, entre outras.
Após as apresentações aconteceu um debate entre os especialistas, mediado pela presidente da ACIFI, Elizangela de Paula Kuhn, e com participação do público. Além de contadora, advogada, especialista em Contabilidade, Direito e Processo do Trabalho e em RH, Elizangela faz especialização em Dinâmica dos Grupos (SBDG).

Doação – O fórum teve a entrada franqueada aos empresários que, no entanto, foram convidados a doar três quilos de alimentos não perecíveis. Todo o alimento arrecadador foi repassado no dia seguinte (quarta-feira, dia 26) para a Associação Amigos Vivendo com Dignidade, que trabalha com pacientes com patologias oncológicas (câncer) em estágio terminal.
Uma das metas da associação é garantir um atendimento humanizado em um estágio difícil na vida dos pacientes, dando a eles uma melhor qualidade de vida, buscando junto à comunidade donativos, para os pacientes que são, na sua maioria carentes, oferecendo-lhes um maior conforto, lazer, terapia ocupacional com atividades compatíveis com a evolução da sua doença.