Encontro entre FACIAP, CACIOPAR, ACIFI e associações argentinas reforça importância do associativismo empresarial

(ACIFI, em 26 de outubro de 2011)

O primeiro vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu – ACIFI, Roni Temp, expôs durante reunião ordinária da diretoria a participação da entidade no encontro com associações comerciais e empresariais argentinas, realizado na semana anterior, na cidade de Puerto Iguazu.
Representando a ACIFI, Temp acompanhou a comitiva encabeçada pelo presidente da FACIAP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, Rainer Zielasko e o presidente da CACIOPAR – Coordeadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná, Khaled Nakka.
Segundo Roni Temp, o encontro atendeu ao convite do presidente da Câmara de Comércio e Industria de Posadas (CCIP), Mario Ortigoza, e do presidente da Câmara de Comércio e Industria de Puerto Iguazu (CCIPI), Elias Prituluk. “Essas entidades atuam de forma semelhante às associações comerciais brasileiras, e também são autônomas e sobrevivem dos próprios recursos, oriundos principalmente de Associados”, observou Temp. O objetivo do encontro foi estreitar relacionamentos e trocar informações relativas às necessidades do mercado, as ferramentas disponíveis para o aprimoramento da atividade empresarial, dentre outras. “Buscou-se a aproximação entre as entidades, visando firmar uma aliança estratégica de apoio comum e fortalecer o associativismo na fronteira”, resumiu o vice-presidente da ACIFI.
Também participaram do encontro Márcio Vieira, superintendente da FACIAP; Luciano Cremonese, presidente da ACIMACAR (Associação Comercial de Marechal Cândido Rondon); José Torres Sobrinho, vice-presidente para Assuntos de Serviços da FACIAP; Sérgio Marcucci, vice-presidente da CACIOPAR; Carlos Guedes, segundo secretário da CACIOPAR; e Dimas Bragagnolo, diretor Executivo da ACIFI.
Do lado argentino, participaram da reunião, além dos presidentes das duas entidades, representantes das câmaras de comércio de Posadas e Iguazu, tais como Norma Blanco, Diego Barrios e Javier Alvarenga, da CCIP.
Ao final do encontro de mais de duas horas de duração, os dirigentes argentinos foram convidados a participar da XXI Convenção Anual da FACIAP, que será realizada em Foz do Iguaçu entre os dias 6 a 8 de novembro.