Núcleo de Livrarias participa da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre

(ACIFI, em 28 de outubro de 2011)

Empresários que participam do Núcleo de Livrarias e Sebos de Foz do Iguaçu, partem às 14 horas desta sexta-feira para uma missão técnica empresarial no Rio Grande do Sul que inclui a participação da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre, bem como diversas visitas técnicas a empresas com expressão comercial, como editoras e livrarias da capital gaúcha.
De acordo com Leonardo Chalhoub, consultor do Projeto Empreender da ACIFI que desenvolve os núcleos setoriais e regionais, a missão técnica será integrada pelos representantes das oito empresas que atuam no núcleo.
O grupo busca, nesta missão, ampliar as redes de contatos e conhecer a realidade editorial através das empresas que participam da feira. O núcleo é composto por livreiros de oito empresas iguaçuenses que há mais de dois anos estão presentes no Salão do Livro, e já desenvolveram diversas ações, dentre elas a contação de histórias em escolas da rede pública visando incentivar os jovens estudantes a cultivarem o hábito da leitura.
Animados com a missão técnica, os livreiros de Foz confeccionaram camisetas com a logomarca do núcleo para identificar e divulgar a participação do grupo. Participam do Núcleo das Livrarias e Sebos as seguintes empresas: livrarias Kunda, Encopel, Essência do Saber e Epígrafe, Essência da Leitura Locadora de Livros, Centro Espírita Os Mensageiros e os sebos Amadeus, Cultural e Foz.
A Missão – A Feira do Livro de Porto Alegre é considerada o maior evento do mercado livreiro das Américas a céu aberto e recebe autores e convidados de vários outros estados e países. Para esta sua 57ª edição com a expectativa de receber mais de 1.7 milhão de visitantes durante o evento que terá início nesta sexta-feira e prossegue até o dia 15 de novembro.
Segundo os organizadores da feira, serão realizadas cerca de 700 sessões de autógrafos, aproximadamente 200 palestras e debates, 400 encontros com autores, saraus, contações de histórias e outras atividades específicas para os públicos infantil e juvenil. A programação também contará com seminários, oficinas, apresentações artísticas, exibições de filmes e a inauguração da biblioteca infantil Moacyr Scliar, em homenagem ao escrito gaúcho falecido este ano.
Uma das novidades do evento é a realização de dias temáticos na programação, tanto para a área infantil e juvenil como adulta. Em 2006, a organização da feira recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República, que reconheceu o evento como um dos mais importantes do Brasil.