Observatório Social elege nova diretoria e conselhos

(ACIFI, em 26 de outubro de 2011)

Foi eleita na última sexta-feira, dia 21, a nova diretoria e conselheiros do Observatório Social de Foz do Iguaçu – OSFI. A chapa única, formada por consenso entre fundadores associados, foi aclamada durante a assembleia realizada no auditório da ACIFI – Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu.
O contador Antônio Derseu de Paula presidirá a entidade em lugar do padre Giuliano Inzis, que dirigiu a entidade durante os primeiros dois anos de existência. Ele afirmou que contará com o apoio de todos na condução da entidade que tem um importante objetivo: promover a conscientização da cidadania fiscal entre os jovens, principalmente através de palestras entre estudantes do ensino médio e acadêmicos das várias instituições de em sino superior, e ainda, ser agente de controle social da aplicação dos recursos públicos no município.
De Paula convidou os presentes a participarem também, como voluntários, nesse trabalho que garante a boa aplicação dos recursos oriundos nos impostos pagos pelos iguaçuenses.
A assembleia contou com a participação de um dos idealizadores e fundadores do Observatório Social do Brasil, Sir Carvalho, que detalhou o plano de metas para o próximo exercício (2011/2013). Explicou para os novos integrantes o papel que o OSFI representa e as atividades desenvolvidas. Ele lembrou que o papel do OSFI é instrumentalizar o gestor público para que não incorra em erro, desde que sejam atendidos os procedimentos solicitados.
Também apresentou a prestação de contas das atividades relativas ao segundo quadrimeste deste ano (maio-agosto), estendendo-se também aos meses anteriores à eleição, evidenciando um volume acentuado de acompanhamentos de editais relativos à pregões, tomadas de preços, concorrências, consultas, dentre outras modalidades licitatórias realizadas tanto pela Câmara Municipal de Foz do Iguaçu quanto pela Prefeitura de Foz do Iguaçu.
Todo o relatório apresentado pode ser consultado no site do Observatório Social do Brasil (). Também consta no site o relatório do primeiro quadrimestre (janeiro a maio), podendo ser consultado no mesmo site, pelo link ().
Composição do OSFI – O conselho de administração é composto, além do presidente Antonio Derseu de Paula, pelo vice-presidente para Assuntos Administrativos e Financeiros, Humberto Theodomiro Fossari Fernandes; pelo vice-presidente para Assuntos Institucionais e de Alianças, bispo emérito Dom Laurindo Guizzardi; vice-presidente para Assuntos de Produtos e Metodologia, Kamal Osman  e o vice-presidente para Assuntos de Controle Social, Gilder Neres, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Foz do Iguaçu.
Integram o conselho fiscal a pastora Maria Genoveva de Araújo e Mário Espedito Ostrovski, tendo a suplência de Sandro Mendes de Souza.
A novidade desta nova composição é a instalação do chamado Conselho Consultivo, formado pelo ex-presidente do OSFI, Padre Guiliano Inzis e ainda: Khalil Smid; Ângela Maria Eidit; Danilo Vendrusculo, que preside o Conselho Superior Deliberativo da ACIFI; Luiz Otavio Cavalcanti; Beatriz Rodrigues; Tânia Guimarães; Álvaro Alburquerque; Oscar Elmiro Canesso; e Jose Sampaio de Castilho representando a UMAMFI.