Sebrae/PR premia oito prefeitos por apoio ao empreendedorismo

(ACIFI, em 9 de novembro de 2011)

Oito prefeitos do Paraná venceram a etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O anúncio, seguido de premiação, foi na noite da última segunda-feira, dia 7, em Foz do Iguaçu, no Mabu Thermas & Resort, durante a XXI Convenção Anual da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap). 
O prefeito de Iretama, Antonio José Quesada Piazzalunda, o Toinzé. venceu na categoria Promoção do Desenvolvimento Rural. A prefeita de Jacarezinho, Valentina Helena de Andrade Toneti, Tina, na categoria Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável. E o prefeito de Serranópolis do Iguaçu, José Arlindo Sehn, na categoria Crédito e Capitalização. 
O prefeito de Lindoeste, Silvio de Souza, foi destaque temático na categoria Compras Públicas dos Pequenos Negócios Locais. O prefeito de Cambará, José Salim Haggi Neto, na categoria Lei Geral Municipal. O prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, na categoria Formalização de Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual.
O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, levou a categoria Médios e Grandes Municípios. E o prefeito de Bom Sucesso do Sul, Elson Munaretto, foi o grande vencedor da noite, na categoria Melhor Projeto Estadual. 
O Prêmio Prefeito Empreendedor reconhece as iniciativas consideradas como referências para o desenvolvimento local, a partir do apoio e do incentivo ao empreendedorismo e às micro e pequenas empresas em municípios. Em sua sétima edição, foram 105 inscritos e 70 finalistas no Paraná. 
O diretor-técnico do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos, acompanhou a divulgação da etapa paranaense do Prêmio Prefeito Empreendedor, com o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Jefferson Nogaroli, a Diretoria Executiva do Sebrae/PR e lideranças e gestores públicos.  
“Todos os prefeitos são vencedores. Afinal, foram 70 projetos voltados para o desenvolvimento”, disse o dirigente do Sebrae. Carlos Alberto dos Santos informou que os oito prefeitos vencedores do Paraná concorrem, em abril do ano que vem, à etapa nacional do Prêmio Prefeito Empreendedor, em Brasília. 
Jefferson Nogaroli, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, comparou o prefeito ao CEO (diretor geral, em português) de uma empresa. “Ao vencer um prêmio como o Prefeito Empreendedor, o prefeito melhora sua prática de gestão.” “Os prefeitos do Paraná entenderam que se não houver um ambiente favorável aos pequenos negócios, não há arrecadação de tributos, empregos e renda”, assinalou, para uma plateia com quase 1 mil pessoas. 
Para o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa, todos os projetos desta edição deixarão seu legado. “Legado que será lembrado por muitas e muitas gerações. Vocês servem de inspiração para os 399 municípios do Paraná, são exemplo de atitude.”
O secretário de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul (SEIM), Ricardo Barros, representou o governador Beto Richa. “Os prefeitos precisam buscar metas, estabelecer gestões qualificadas. Os municípios, assim como as nossas crianças, precisam saber o  que querem ser quando crescerem.”
 
O Prêmio  – O Prêmio Prefeito Empreendedor teve início em 2001 para reconhecer o trabalho de prefeitos de todos os municípios brasileiros e administradores regionais do Distrito Federal e de Fernando de Noronha. Nesses dez anos, 342 prefeitos venceram as etapas estaduais e 44 gestores ganharam na fase nacional. No período, 2.998 líderes municipais se inscreveram na premiação.  
A premiação, explica o coordenador estadual de Políticas Públicas do Sebrae/PR, Cesar Rissete, promove a regulamentação e a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, aprovada em dezembro de 2006 como um instrumento para promover o desenvolvimento de pequenos negócios. A legislação já foi regulamentada em 3.008 cidades, que representam 54% do total do País e mais de 70% da população brasileira. No Paraná, dos 399 municípios, cerca de 350 já têm Leis Gerais Municipais. 
Os premiados no Paraná vão concorrer à etapa nacional, na qual serão concedidos cinco prêmios na categoria Melhor Projeto Nacional, um por região, e sete prêmios nacionais temáticos, escolhidos a partir dos projetos vencedores em cada categoria na etapa estadual.
 O Prêmio Prefeito Empreendedor é realizado pelo Sebrae, com o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas, Movimento Brasil Competitivo, Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e Governo Federal. (Texto: assessoria de imprensa do SEBRAE)