Comissão apresenta nesta quarta-feira o projeto Parque Linear da Beira Rio

(ACIFI, em 6 de dezembro de 2011)

Empresários e autoridades locais conhecerão nesta quarta-feira (dia 7), a partir das 9 horas, no auditório da ACIFI (Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu) detalhes sobre o projeto que pretende revitalizar toda a margem do Rio Paraná, desde as proximidades da Itaipu Binacional até o Marco das Três Fronteiras. Trata-se do projeto do Parque Integração – Parque Linear do Rio Boicy, que vem sendo estudado por uma comissão integrada por representantes da ACIFI; da Itaipu Binacional; da União Dinâmica de Faculdades Cataratas (UDC); dentre outros. O projeto prevê ainda a iluminação da Ponte da Amizade, destacada em pesquisa como um atrativo turístico por milhares de pessoas entrevistadas pela UDC.
A proposta do Parque Linear da Beira Rio, bem como da Iluminação da Ponte da Amizade, será apresentada pelo conselheiro da ACIFI e diretor da UDC, engenheiro Fábio Prado, que está responsável por toda a execução do anti-projeto, repassando apenas os custos de materiais e do trabalho de alguns profissionais contratados que serão pagos pelo Fundo Iguaçu, em torno de R$ 20.000,00.
A iniciativa também conta com a aprovação dos ministros da Justiça, José Cardozo, e do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, incluindo a proposta de iluminação da Ponte da Amizade.
Para Danilo Vendruscolo, o momento é histórico porque o projeto é, sem dúvida, grandioso porque visa reestruturar toda a margem brasileira do rio. Para tanto, haverá incentivo à instalação de empreendimentos turísticos, parques, e ocupações específicas de moradias, desde as proximidades da Itaipu Binacional até as imediações do Marco das Três Fronteiras.
Deverão estar presentes nesta apresentação o diretor-geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek, o prefeito de Foz, Paulo Mac Donald Ghisi, e representantes da ACIFI, UDC e de diversas entidades. Todas as empresas associadas da ACIFI são convidadas a participar da apresentação porque isso representa, também, a ampliação de oportunidades de negócios na região.