Lançamento da certificação digital marca último É Gente Nossa! de 2011

(ACIFI, em 2 de dezembro de 2011)

Acontece nesta segunda-feira, dia 5, a última edição do projeto É Gente Nossa! deste ano que será marcado, além da apresentação de uma empresa convidada, pelo lançamento de dois novos serviços. Ele terá início às 18h30, no auditório da ACIFI – Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu. Também serão homenageados pela atual diretoria todos aqueles que representaram a ACIFI em conselhos e comissões às quais ela tem acento.
Um dos serviços é a Certificação Digital, disponível aos associados, com custos mais baixos, e toda a confiança de um sistema assinado pela FACIAP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná. Além de atender as exigências legais, a certificação funciona com base em um documento eletrônico que proporciona diversas vantagens aos associados, como a confidencialidade e a autenticidade que são necessárias à emissão de documentos comerciais.
De acordo com a Norma Instrucional – NI nº 919, da Receita Federal do Brasil (RFB), as grandes e médias empresas devem utilizar o certificado digital para seu relacionamento com o Fisco. Isso enquadra um universo de aproximadamente dois milhões de empresas no país, e também afetará a rotina de boa parte das empresas de Foz do Iguaçu.
O segundo serviço a ser lançado na segunda-feira será no setor de consultoria para créditos destinados a investimentos empresariais, por meio de um convênio a ser firmado entre a ACIFI e o BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento Extremo Sul. Essa consultoria será mensal, com vantagens especiais para os associados.

Gente Nossa! – Este será o último É Gente Nossa! deste ano, o 32º já realizado pela ACIFI como forma de promover a integração empresarial entre associados, proporcionando a troca de informações úteis para os negócios por meio da apresentação de empresas convidadas a relatar suas experiências com o público.
Para a apresentação foram convidados o ITAI – e os representantes do projeto ViraVida. O Itai – Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação foi criado em 1996, por entidades de iniciativa privada, setor publico, universidades e centros tecnológicos que busca a integração dos principais agentes do desenvolvimento – setor público, comunidade empresarial e instituições de ensino e pesquisa – visando a evolução tecnológica através de ações voltadas à educação, à cultura e ao desenvolvimento sócio-econômico.
O instituto trabalha para oferecer recursos humanos especializados; integração das entidades de ensino e pesquisa; desenvolvimento de produtos inovativos com padrões de qualidade internacional; melhorar a qualidade, a produtividade e a competitividade de sistemas; promover o uso de tecnologias atualizadas; fomentar o desenvolvimento de projetos cooperativos; integrar a empresa e a escola; dentre outros objetivos.
Já o projeto ViraVida foi criado no país após a promulgação, em 1990, do Estatuto da Criança e do Adolescente, lei que reconheceu os direitos de meninos e meninas viverem em condições de liberdade e dignidade, e a salvo de toda forma de negligência, discriminação e violência, garantindo o seu desenvolvimento pleno. Desenvolvido por iniciativa do Conselho Nacional do Sesi, o programa ViraVida busca promover a elevação da auto-estima e da escolaridade dos adolescentes e jovens participantes, para que descubram o próprio potencial e conquistem autonomia, principalmente através da capacitação em cursos profissionalizantes. O Programa é coordenado pelos Departamentos Regionais do SESI e realizado em parceria sinérgica com instituições do Sistema S, incluindo Senai, Sesc, Senac, Sebrae, Sescoop e Sest/Senat.