DIRETORIA DA ACIFI CONHECE AÇÕES PLANEJADAS PELOS NÚCLEOS SETORIAIS PARA 2012

(ACIFI, em 15 de Fevereiro de 2012)

A quinta reunião deste ano da ACIFI – Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu, a nova diretoria conheceu as propostas de ação para 2012 dos nove núcleos setoriais do Projeto Empreender. Esses núcleos agregam 110 empresas e profissionais que articulam ações em prol do desenvolvimento do setor e da capacitação conjunta das empresas.
O presidente Roni Temp abriu espaço na reunião semanal para que o consultor Leonardo Chalhoub, do Projeto Empreender, fizesse uma explanação das principais ações desenvolvidas em cada núcleo no ano passado, e quais as propostas de trabalho para este ano. A explanação abrangeu os núcleos de Comunicação; das Livrarias e Sebos; do Jovem Empreendedor; da Mulher Empresária e Executiva; e da Tecnologia de Informação. E ainda, dos núcleos desenvolvidos dentro do projeto Obra Nota 10, executado em parceria com o SEBRAE: Eletricistas, Metalúrgicos, Construtores Autônomos e Imobiliárias.
De acordo com o consultor, a maioria dos núcleos deseja participar institucionalmente e das rodadas de negócios da Feira da ACIFI. Além disso, cada núcleo traz como proposta ações interessantes para serem realizadas este ano.
O Conselho Jovem Empreendedor promoverá novamente o Feirão do Imposto e participará da Semana Global do Empreendedorismo. O Projeto Empreender Jovem, executado com jovens ainda em formação, nas instituições de ensino superior, também será realizado este ano.
Já o Núcleo das Livrarias e Sebo, que no ano passado promoveram uma missão técnica à 57ª Feira do Livro, em Porto Alegre, tem como meta participar este ano da Bienal do Livro, evento tradicional da capital paulista — 21ª edição — e que será realizado de 9 a 19 de agosto. Além disso, também serão realizadas feiras itinerantes para levar a produção cultural até o leitor. A primeira feira deverá acontecer já no próximo mês.
O Conselho da Mulher Empresária pretende continuar bastante ativo este ano, com a promoção do Dia da Mulher, da Feira da ACIFI e também o Jantar – Baile do Empresário. A nova presidente do conselho, Valdirlei Baranoski antecipou que o jantar assumirá um papel social, buscando a arrecadação de recursos para uma entidade assistencial da cidade. Outra meta é a promoção de cursos e programas de capacitação para as empresárias e colaboradoras das suas empresas.
A obtenção da Certificação de ITIL (Information Technology Infrastructure Library), um modelo de referência para gerenciamento de processos de TI mais aceito mundialmente, é a meta do Núcleo de Tecnologia de Informação para 2012.  Outra ação que será planejada pelos integrantes do núcleo é trabalhar a Rua Santos Dumont como um espaço temático e proporcionar principalmente aos turistas o acesso, por exemplo, à internet grátis.
Também o Núcleo dos Eletricistas está interessado na certificação — a NR 10, para a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que atuam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Outras metas do núcleo é atrair mais profissionais que atuam no segmento — e conscientizar empresas e a população em geral a contratar profissionais competentes e capacitados para suas obras.
A capacitação dos profissionais e a participação na FEICON – Salão Internacional da Construção, a ser realizado de 27 a 31 de março, em São Paulo, estão entre as ações planejadas pelo Núcleo dos Construtores Autônomos. Já o Núcleo das Imobiliárias vai investir novamente na Feira do Imóvel, buscando realização conjunta com a Feira da ACIFI.
Além disso, o núcleo busca a viabilização de uma pesquisa sobre o mercado imobiliário para fortalecer a atuação das empresas.
Oito profissionais atuam no Núcleo das Metalúrgicas, que este ano tem deverá realizar a capacitação no programa SEBRAE de Gestão da Qualidade, além de planejar missões técnicas em empresas de expressão no segmento. . 
Outros núcleos já planejam ações para o ano que vem. É o caso do núcleo desenvolvido por empresas do setor de Comunicação, que pretende realizar o 1º Festival da Comunicação em 2013. Para este ano, está prevista uma missão técnica ao Paraguai e a realização de cursos de gestão de processos.
A apresentação foi prestigiada pelos coordenadores João Araújo (Construtores autônomos), Vergílio Trevisan (Eletricistas), Jilson Pereira (Imobiliárias) e Rudney Lopes de Vargas (Metalúrgicas), além do membro do Núcleo de TI, Edney Matias, e do presidente do Conselho Jovem Empreendedor, Haralan Mucelini.