ACIFI REAFIRMA PARCERIA COM A GARANTIOESTE

(ACIFI, em 21 de março de 2012)

Visando a continuidade da parceria entre a Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu e a Garantioeste – Sociedade Garantidora de Crédito do Oeste do Paraná, a diretoria da entidade criada para atender as necessidades de acesso a linhas de crédito mais baratas reuniu-se nesta segunda-feira com a diretoria da ACIFI. A reunião foi coordenada pelo presidente Roni Temp e contou com a participação do presidente da Garantioeste, Augusto Sperotto.
Acompanhado de assessores, Sperotto veio a Foz, atendendo ao pedido da nova diretoria da ACIFI, para que também os novos dirigentes da associação conheçam o projeto que é fruto de uma parceria entre a ACIFI, ACIC (Cascavel) e ACIT (Toledo), além da IDR-Oeste, Caciopar e o SEBRAE.
Segundo Sperotto, o grande desafio da Garantioeste é atingir a sustentabilidade. Mas destacou avanços como taxa zero de inadimplência e a possibilidade de firmar convênios com instituições bancárias, hoje restrita a um único parceiro, o Sicoob Três Fronteiras.
A Garantioeste reúne hoje cinco das dez sociedades garantidoras do país.
De acordo com Sperotto, a Garantioeste pode trabalhar cartas de garantia no valor entre R$ 5,4 mil até R$ 70 mil, com os juros mais atraentes do mercado. Ele ressaltou que é função da Garantioeste facilitar o acesso ao crédito, reduzir o custo financeiro e fomentar a economia da região.
Em todo o estado, a Garantioeste possui 175 sócios, sendo que 32 em Foz do Iguaçu. Das 181 garantias solicitadas, 124 foram emitidas. Em Foz existem 19 operações em andamento.
Para obter o benefício, o empresário precisa se filiar à Garantioeste e também ser associado da ACIFI, ou das associações parcerias nesse projeto nas suas respectivas regiões.
Informações sobre a Garantioeste podem ser obtidas (45) 2105-1465, com Sedivânia.