ACIFI INTEGRARÁ FÓRUM A FOZ DO IGUAÇU DO FUTURO

(ACIFI, em 5 de Abril de 2012)

 Foi lançada nesta semana a proposta de realização de um fórum democrático onde a sociedade civil de Foz do Iguaçu, incluindo lideranças empresariais, políticas e comunitárias, e a população em geral, possa indicar sugestões de ações e projetos que permitam a melhoria na qualidade de vida do cidadão. Trata-se do Fórum A Foz do Iguaçu do Futuro, um espaço democrático que pretende reunir até 1,2 mil pessoas, no dia 14 de abril, para discussões sobre dez temas pré-estabelecidos: Educação, Ciência e Tecnologia; Saúde; Cultura, Esporte e Lazer; Gestão pública e governança; e Desenvolvimento Sustentável.
A proposta foi lançada nesta quinta-feira (dia 4), em coletiva com a imprensa, onde participaram os principais realizadores do fórum, dentre eles a ACIFI. Os representantes do Iguassu Convention & Visitors Bureau, Acifi, OAB/Foz, Fundo Iguaçu e Sindhotéis, e ainda, o Comtur, são as entidades promotoras do fórum.
O evento é técnico, sem conotação político-partidária e que servirá de um documento público que as entidades promotoras vão entregar para todos os candidatos às eleições de Foz do Iguaçu. Será uma proposta construída coletivamente. Todos os participantes devem se inscrever por meio do site: www.fozdofuturo.com.br. Não haverá diferenciação de peso nas propostas apresentadas pelo cidadão comum ou entidade representativa da sociedade.
O presidente da ACIFI, Roni Temp reforçou, durante o lançamento, que desde o ano 2.000, a associação vem promovendo ou participando de diversos fóruns e seminários que propõem o debate dos problemas da cidade, e as respectivas soluções. “A ACIFI já vem trabalhando nesse tipo de debate, em fórum, desde 2001; quando entrei na ACIFI, como integrante do Conselho Jovem Empreendedor, participei de um seminário parecido com a proposta desse fórum”, lembrou Temp.
Como lembrou o atual presidente, a ACIFI promoveu ou participou, no início da década passada, de três fóruns e dois seminários de desenvolvimento, principalmente na gestão do ex-presidente Wanderley Teixeira (gestão 2000-2002 e 2004-2007). “Naquela época já discutíamos a interligação fronteiriça; revitalização da ponte com o Paraguai; braço da ferroeste. Temos tudo isso documentado. Muitas coisas boas já aconteceram, fruto daquele estudo. Outras, ainda não, e vamos colocar nessa pauta também”, acrescentou.
Por acreditar que a cidade vem passando por um processo de crescimento econômico, Temp reitera que a ACIFI não pode ficar deixar de participar de ações da comunidade, como o Fórum Foz do Iguaçu do Futuro. “Vamos convidar a nossa diretoria e associados para que todos dêem sua contribuição, para ajudar a construir esse documento e que ele traga o que a gente espera da nossa cidade”, destacou.
Também participaram do lançamento, Mauro Sebastiany, presidente do Iguassu Convention & Visitors Bureau; Gilder Neres, presidente da subsecção da OAB em Foz; Gilmar Piolla, presidente do Fundo Iguaçu; e Carlos Silva, presidente do Sindhotéis. O fórum tem ainda a participação do Conselho Municipal de Turismo.
O fórum será realizado no próximo dia 14 de abril, das 13h30 às 18h30, no Hotel Rafain Palace. As inscrições são gratuitas. Ao fazer a inscrição pelo site, o participante irá optar por duas áreas de maior interesse. Os inscritos serão agrupados por temas, e seguirão uma metodologia conhecida como “investigação apreciativa”. A metodologia reúne as reflexões de todos os integrantes do grupo para criar uma visão compartilhada de planejamento estratégico, com a definição coletiva de propostas de ação e dos agentes responsáveis.
Interessados em participar podem fazer sua inscrição através do site: www.fozdofuturo.com.br. Mais informações podem ser obtidos pelo telefone: (45) 9815-5111, ou por e-mail: secretaria@fozdofuturo.com.br.