ACIFI PARTICIPA DO PROGRAMA CAPACITAR

(ACIFI, em 5 de abril de 2012)

 O presidente Roni Temp, o primeiro vice-presidente João Batista de Oliveira e colaboradores de setores estratégicos da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu – ACIFI participaram na sexta-feira (dia 30) e no sábado (31) de uma atualização do Programa Capacitar. Esse programa é desenvolvido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP) visando a implantação nas associações comerciais do estado o programa de excelência em gestão. Desta forma, a federação busca contribuir com a estruturação e o fortalecimento dessas entidades para que elas tenham ainda mais representatividade e força em suas regiões.
No ano passado, a ACIFI conquistou o Prêmio Capacitar – Associação Destaque 2010, principalmente por dois aspectos: atingiu 100% das ações previstas no Planejamento Estratégico e garantiu, comprovadamente por meio de pesquisas, a satisfação de 92% dos associados.
Este ano, consultores do programa estiveram em Foz do Iguaçu para atualizar os dados relativos à ACIFI e outras associações comerciais que participaram do Capacitar no ano passado.
“O Programa Capacitar é muito completo e orientador, adequado para associações de todos os portes. Temos a convicção de que, se seguido corretamente, propicia uma profunda transformação na associação em questão. Foi o que aconteceu com a ACIFI, que já havia feito este treinamento em 2010 e foi eleita a Associação Destaque do estado”, ressaltou Roni Temp.
O primeiro vice-presidente da ACIFI, João Batista de Oliveira afirmou que é associado há cerca de 20 anos, e que somente agora assumiu uma função diretiva na entidade. “Com o Capacitar percebi que desconhecia vários aspectos da nossa ACIFI, que tem uma finalidade muito importante que é de aumentar a competitividade das empresas através de serviços”, ressaltou Oliveira, que este ano assumiu a primeira vice-presidência da entidade.
“Ao participar do Capacitar pude perceber que a ACIFI atingiu um nível de profissionalização que se destaca entre as associações do estado, justamente porque as gestões anteriores promoveram Planejamento Estratégico, buscaram indicadores, conquistaram a ISO 9001. Acho que temos que nos orgulhar pelo que já conquistamos, mas também estar abertos e detectar novas oportunidades de melhorar, seja na oferta de serviços ou na forma de nos relacionar com os associados”, acrescentou.
Também participaram do Programa Capacitar o diretor executivo da ACIFI, Dimas Bragagnolo, a gerente operacional Natália Fuentes, a gerente comercial Eliane Colanzi, e o consultor do Projeto Empreender, Clayton Fontana.
O Capacitar é um programa de referência. Foi eleito em 2007 o melhor programa de cooperação entre entidades empresariais pelo World Chambers Congress. O método do Capacitar já foi implantado em Minas Gerais e em estados da região Nordeste e os resultados são surpreendentes. A meta da Faciap é levar o Capacitar para todas as Associações Comerciais do Paraná.