AFA PARTICIPA DA CAMPANHA CIDADÃO LEGAL

(ACIFI, em 27 de abril de 2012)

O teatro de Fantoches “O Segredo de Cidadania”, parte integrante da campanha Cidadão Legal realizada pela ACIFI (Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu) e a Delegacia da Receita Federal do Brasil, voltou a se apresentar nesta quinta-feira, dia 26, para uma turma de crianças até 14 anos, assistidas pela AFA – Associação Fraternidade e Aliança, do Porto Meira.
O teatro é um dos pilares da campanha que visa difundir, em crianças e jovens, noções de cidadania e de responsabilidade, destaca oito atitudes de um cidadão legal: ter consciência de seus direitos e deveres; ter postura ativa diante dos problemas a sociedade; contribuir com a arrecadação dos recursos públicos e fiscalizar sua aplicação; ser solidário e ajudar a combater a miséria; preservar o meio ambiente e manter a cidade limpa; não admitir a exploração do ser humano; respeitar a diversidade cultural e social; e ser honesto e combater o ilícito e a corrupção.
A Campanha Cidadão Legal foi retomada no dia 12 deste mês, após o período de férias escolares, com a apresentação do teatro para alunos da escola Melvin Jones, mantida pela APAE (Associação de Pais e Amigos do Excepcional).
De acordo com a coordenadora do projeto, Patrícia Gomes de Oliveira, da Delegacia da Receita Federal, as crianças acompanharam atentamente a apresentação feita voluntariamente por servidores da Receita Federal. A mensagem repassada de maneira divertida amplia a compreensão sobre problemas causados pelo contrabando e descaminho, tais como o desemprego, evasão escolar, prejuízos à saúde (através da venda de produtos que vão desde agrotóxicos a remédios proibidos no país, dentre outros objetos como óculos com lentes plásticas que lesam a visão, brinquedos que não observam normas técnicas seguras para crianças, dentre outros exemplos), e a abertura para iniciativas criminosas, como o tráfico de drogas e de armas.
Estão previstas apresentações para os seguintes dias: 10 e 24 de maio; 14 e 28 de junho; 9 e 23 de agosto; 6 e 20 de setembro; 4 e 18 de outubro; 9 e 22 de novembro e o dia 6 de dezembro.
A direção das escolas ou entidades interessadas em participar da campanha pode agendar a visita dos grupos de crianças pelo telefone 3520 4305, ou pelo e-mail patrícia.oliveira@receita.fazenda.gov.br. O transporte não está incluído nessa visita.
A Campanha Cidadão Legal conta com um site onde é possível conferir as oito atitudes que um cidadão legal deve adotar. Para conhecer, basta acessar: www.cidadaolegalfoz.com.br.