ACIFI PRESENTE NO SALÃO INTERNACIONAL DO LIVRO

(ACIFI, em 4 de maio de 2012)

O primeiro Vice-Presidente da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu – ACIFI, João Batista de Oliveira, estará presente na abertura oficial da edição 2012 do Salão Internacional do Livro de Foz do Iguaçu, cuja solenidade acontecerá nesta sexta-feira, às 20h30, na Praça do Mitre. O evento, que prossegue até dia 13 de maio, traz escritores e autores de renome para integrar uma extensa programação de atrações.
A exemplo dos anos anteriores, o salão contará com a estrutura fixa para a Feira do Livro, além de espaço para atividades, palestras e oficinas. Representantes do Núcleo das Livrarias e Sebos do Projeto Empreender da ACIFI também participarão, com estandes, do evento. O núcleo, aliás, atua como parceiro e consultor da coordenação do Salão Internacional do Livro, este ano a cargo da Fundação Cultural, com apoio da Prefeitura Municipal.
Para este ano, oito expositores locais entre livrarias, editoras e sebos integram a Feira do Livro ao lado de outros dez convidados vindos de outras partes do país. “A feira é um grande atrativo do Salão pois oferece uma ampla gama de títulos e opções. Notamos que ao longo das edições do evento esse interesse do público vem crescendo e isso pode ser visto nas vendas”, disse Liliane Ribeiro do Núcleo de Livrarias e Sebos da ACIFI.
Um dos fatores que auxiliaram no fomento desse contato entre leitores e livros, foi, segundo Liliane, a distribuição do vale-livro. “Com o vale percebemos que as crianças vinham mais seguras, acompanhadas de pais ou professores que também acabavam adquirindo mais livros”. As expectativas para este ano são grandes e a oferta de títulos deve superar a marca de 40 mil títulos.
Convidados – Durante dez dias, o Salão do Livro trará à cidade escritores, jornalistas e autores de relevante importância no cenário editorial nacional, tais como: Anna Lee, Paulo Markun, Domingos Meireles, Luis Manfredini, Marta Medeiros, Fabrício Carpinejar, Amaury Ribeiro Junior, Fernando Morais, Márcia Tiburi, Luiz Ruffato, Rogério Pereira e Alcy Cheiuiche. Especialistas na área de educação e literatura como Ilan Brenman e Márcia Rigon também têm espaço garantido neste salão. Além deles, autores locais terão programação específica durante o evento. 
Patrono – O jornalista e escritor Domingos Meireles será o patrono do evento, escolhido por sua forte ligação com a cidade. “Ele é um amigo de Foz”, disse o presidente da Fundação Cultural, Adelino de Souza.
Os encontros com os escritores acontecem diariamente no salão que também ofertará apresentações culturais com grupos de escolas, teatrais, musicais com orquestra da Fundação Cultural e convidados, contação de histórias, oficinas e sessões de autógrafos. Todas as atividades abertas ao público.
Este ano professores e mestres de duas universidades trazem ao público palestras e oficinas, tendo como objetivo atrair o interesse e a participação do público universitário. Os temas dos encontros que acontecem durante dois dias vão desde o direito constitucional a dicas para enfrentar concursos públicos.
Programação – A programação do Salão do Livro teve início nesta sexta-feira (dia 4), às 9 horas, com apresentações culturais e contação de história durante a tarde. A abertura oficial com a presença de convidados e do escritor Fernando Morais está prevista para as 19 horas com a participação da Orquestra da Fundação Cultural. 
Vale-livro – Com o intuito de fomentar a leitura entre os estudantes, a Fundação Cultural, em parceria com a Secretaria de Educação, oferecem durante o evento o Vale-Livro, que este ano será estendido a professores da rede municipal e entidades assistenciais, abrangendo mais de 40 mil pessoas. O processo inclui a escolha de títulos que estejam em sintonia com cada série e aqueles ligados à realidade dos professores. São sugeridos cerca de 150 títulos entre clássicos e livros técnicos. Para a compra dos livros devem ser gastos R$ 62 mil. O vencedor da licitação deve ser conhecido nos próximos dias. (AMN)