Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá – CODEM

(ACIFI, em 15 de junho de 2012)

Prezado(a) Senhor(a),

A Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu – ACIFI, coerente com sua missão e seus objetivos, tem realizado diversas atividades focadas na promoção da cultura associativista e no desenvolvimento local. Ao longo dos últimos anos, muitas foram as bandeiras e lutas empreendidas pela classe empresarial para potencalizar o desenvolvimento sustentável da cidade e da região.

Para que o desenvolvimento municipal e regional ocorra de maneira eficiente e integrada, contemplando os anseios de todas as esferas que compõem a sociedade civil e o poder público, muitas cidades têm instituído seus Conselhos de Desenvolvimento Econômico, como forma de viabilizar a execução dos planos estratégicos de desenvolvimento municipal.

Neste sentido, para que fosse possível desenvolver e aplicar tais metodologias à realidade local, buscamos conhecer exemplos de sucesso, ao modo da cidade de Maringá, que promoveu profundas transformações em sua realidade a partir da iniciativa da sociedade civil organizada, que hoje figura como modelo de referência nacional e internacional em desenvolvimento regional.

Por isso, é com muita honra que o Conselho Superior Deliberativo da ACIFI convida V. Sª para a apresentação sobre o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá – CODEM, que será ministrada pelo Sr. Carlos José Valêncio, atual Presidente do CODEM e personalidade atuante desde a criação do Conselho, na próxima quinta-feira, dia 21 de Junho, às 19h, no Auditório da ACIFI, onde será apresentado o processo que permitiu a articulação da sociedade civil com o poder político maringaense, rompendo o histórico de ações pontuais e de pouco reflexo no desenvolvimento, e construindo os instrumentos que permitiram a continuidade de ações organizadas e planejadas.

Na ocasião, contaremos com a apresença das principais lideranças dos setores público e privado de Foz do Iguaçu onde, além de conhecer a experiência do CODEM, será possível debater as estratégias de ação para a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu – CODEFOZ, e discutir as demais ações prioritárias ligadas ao desenvolvimento de nossa cidade e região.

Certos de podermos contar com Vossa presença, reafirmamos nossos préstimos de estima e consideração.

Cordialmente,

Danilo Vendruscolo
Presidente do Conselho Superior Deliberativo da ACIFI

Roni Carlos Temp
Presidente da ACIFI