Caciopar debate projetos de desenvolvimento regional com Samek

(ACIFI, em 27 de julho de 2012)

Diretores da Caciopar e presidentes de associações comerciais da região, foram recebidos em audiência, na tarde de quinta-feira, pelo diretor-geral do lado brasileiro de Itaipu, Jorge Samek. O encontro ocorreu no Centro Executivo da Binacional, em Foz do Iguaçu, e evidenciou o compartilhamento de ideais em benefício social e econômico de toda a região.
O presidente da ACIFI, Roni Temp, acompanhou o presidente da Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná), Mario César Costenaro, na audiência cuja finalidade foi apresentar a nova diretoria da entidade e reafirmar as lutas pelas bandeiras que há muito a entidade defende.
Um dos temas centrais do encontro foi a Ferroeste, considerada indispensável para facilitar, agilizar, integrar regiões e para baratear o custo das riquezas aqui produzidas. Samek reconhece a importância da ferrovia e entende que o momento é propício para que os avanços almejados saiam do papel.
O dirigente da binacional se propôs a conversar com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para conhecer com mais detalhamento os projetos e as intenções do governo federal com a ferrovia, e também para recomendar atenção especial aos apontamentos do Oeste e da própria diretoria da Ferroeste.
O presidente da ACIFI também aproveitou a oportunidade para discutir outras moções defendidas pela entidade que representa a classe empresarial de Foz. São elas a construção de viadutos e sistemas de transposição segura da BR 277, no trecho urbano da rodovia; a construção da segunda ponte a ligar o Brasil ao Paraguai, por Foz do Iguaçu; e a união em torno do projeto Beira Foz.
“Samek é um homem de visão dinâmica, um entusiasta dos projetos da Itaipu e da região e um otimista quanto ao futuro do Oeste”, atestou o presidente da coordenadoria. Acompanhado do diretor de Turismo da Caciopar, o iguaçuense Carlos Antonio da Silva, que defendeu a realização periódica de encontros semelhantes “para que o andamento dos projetos ambicionados tenham o devido acompanhamento e assim fazer com que a soma de forças resulte em avanços”.
“Foi uma reunião bastante produtiva porque constatou uma sintonia entre as lideranças econômicas e direção da Itaipu, no que se refere principalmente aos projetos tão necessários ao desenvolvimento de Foz e de toda a região Oeste do estado”, reafirmou Roni Temp, que esteve acompanhado na audiência do diretor Executivo da ACIFI, Dimas Bragagnolo.
Também participaram da audiência os presidentes das associações comerciais de Toledo (Acit), Edésio Reichert; de Cascavel (Acic), Leopoldo Nestor Furlan; e de Missal (Acimi), Adriano Volkweis. O presidente da Itaipu também foi convidado a participar da plenária da Caciopar agendada para 18 de agosto, em Medianeira.