FACIAP LANÇA NA PRÓXIMA SEMANA A XXII CONVENÇÃO

(ACIFI, em 27 de julho de 2012)

A Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná lançará no próximo dia 31 de julho, às 8h30, em Curitiba, a XXII edição da Convenção Anual, evento reconhecido por reunir empresários e Associações Comerciais e Empresariais de todo o Paraná. A convenção será realizada novamente em Foz do Iguaçu, entre os dias 30 de setembro a 2 de outubro.
Este ano, a convenção trará em sua temática central três importantes pilares para o desenvolvimento econômico e social: “Empreender, Cooperar e Associar para um Mundo Melhor”.
Para o lançamento, estão confirmadas as presenças do reitor da UFPR – Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, do presidente da Junta Comercial do Paraná e do Conselho Superior da Faciap, Ardisson Naim Akel e do secretário do Turismo do Governo do Paraná, Faisal Saleh.
Em reconhecimento à contribuição das cooperativas para o desenvolvimento e seu trabalho para a geração de emprego, redução da pobreza e integração social, a ONU – Organização das Nações Unidas, declarou 2012 como o ano internacional das cooperativas.         
De acordo com o presidente da Faciap, Rainer Zielasko, a contribuição das cooperativas é altamente significativa para o desenvolvimento do Paraná. “Trabalhamos sempre com a ideia de ACEs como agentes de desenvolvimento local, e as cooperativas promovem também este papel. Na Convenção, queremos discutir a ampliação das Cooperativas agrícolas ou de crédito. Hoje, temos mais de 100 pontos dessas entidades no Estado em um modelo que deu certo e vamos motivar a criação de novas, afinal, elas podem gerar mais desenvolvimento e renda para os municípios que ainda não a têm”, destaca Zielasko.
Assim como no Associativismo, o Cooperativismo também promove a interiorização dos negócios, conforme explica o presidente da Ocepar – Organização das Cooperativas do Paraná, João Paulo Koslovski: “As cooperativas dinamizam a economia das regiões onde atuam, gerando emprego e distribuição de renda. No Paraná, elas avançam na agregação de valor da produção de seus cooperados”, afirma.
Principal bandeira defendida pela Faciap, o Associativismo atua no desenvolvimento do empresariado e de seus negócios. Hoje, no Paraná, 292 municípios contam com uma Associação Comercial ou Empresarial representando o interesse de seus associados. O slogan da Convenção de 2012 é “Associativismo a Força do Paraná” e remete à importância do tema.
O Empreendedorismo, também em destaque, traz um importante dado: hoje, mais de 2,4 milhões de pessoas estão formalizadas no Brasil, de acordo com o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. A previsão é que, até 2014, sejam 4 milhões de empreendedores, também de acordo com o Sebrae. A agilidade na formalização como Empreendedor Individual é um dos motivos que leva esse número a crescer cada vez mais, e as diretrizes do empreendedorismo também estarão na pauta da XXII Convenção. (Assessoria de Imprensa da FACIAP)