Receita Estadual Faz Novo Alerta

(ACIFI, em 15 de agosto de 2012)

Atendendo ao pedido do delegado regional Receita Estadual em Foz do Iguaçu, José Ayres dos Santos Jr, encaminhamos aos empresários associados o alerta da coordenação estadual do órgão.

”A Coordenação da Receita do Estado (Receita Estadual) alerta sobre um novo golpe que está sendo aplicado na praça em nome do Fisco. Trata-se da remessa a contribuintes de documento intitulado “Boletim Informativo nº 01/2012 DFG Delegacia Federal Geral”, acompanhado de boleto bancário para recolhimento. O falso documento aponta que o contribuinte tem débitos pendentes e que deve efetuar o recolhimento “de forma imediata” sob pena de, não o fazendo, implicar em “multa diária de R$ 5.000,00”. No falso documento remetido consta, inclusive, de maneira inescrupulosa, o nome do Diretor da CRE e sua assinatura, certamente obtida via digitalização de documento oficial.

Caso sua empresa receber documento do tipo referido, ou com qualquer outro formato, cobrando pretensos valores a título de imposto, multa ou taxas, orientamos para que denuncie de imediato o fato à Polícia local ou ao Ministério Público e o comunique à Agência da Receita Estadual ou à Delegacia de sua circunscrição.

A Receita Estadual não encaminha, via e-mail, cobrança ou intimação para pagamento, sob qualquer título ou modalidade. Importante salientar que o pagamento de tributo é efetuado exclusivamente com Guia de Recolhimento do Estado do Paraná (GR-PR). Cabe observar ainda que, no “Boletim Informativo” enviado pela Receita Estadual, consta como endereço eletrônico de origem ‘receitapr@sefa.pr.gov.br’.”

O alerta é feito pelo Diretor da Receita Estadual, Gilberto Della Coletta.