COJEFI PROMOVERÁ FEIRÃO DO IMPOSTO DURANTE A XXII CONVENÇÃO DA FACIAP

(ACIFI, em 28 de setembro de 2012)

Membros do Conselho Jovem Empreendedor da ACIFI – COJEFI terão uma participação especial na XXII Convenção da FACIAP, que será aberta neste domingo, em Foz do Iguaçu. Eles estarão apresentando o Feirão do Imposto, iniciativa que deveria ter ocorrido no dia 15 deste mês mas que acabou sendo adiada por motivos de logística.

Durante a convenção, os jovens empresários terão um espaço para destacar o quão alta é a carga tributária praticada no Brasil, através de exemplos do cotidiano do cidadão brasileiro. A Feira de Impostos ocupará três estandes na convenção da FACIAP, para exposição de materiais de construção e produtos que são encontrados em supermercados. Em todos haverá etiquetas com a indicação do custo final do produto ao consumidor e o quanto corresponde a impostos diversos.

O Feirão do Imposto é uma ação desenvolvida anualmente em todo o país, por iniciativa da Confederação Nacional dos Jovens Empresários, e pela terceira vez consecutiva é realizada em Foz pelo COJEFI. Além de conscientizar sobre a alta incidência em impostos, os empresários pretendem alertar que elas não são revertidas de forma eficaz para os cidadãos, na forma de serviços.

Outra ação será a apresentação do Impostômetro, software que contabiliza tudo o que é pago em impostos no país. Na tarde desta sexta-feira, o Impostômetro acusava que o brasileiro já pagou R$ 1,115 trilhão em  impostos diversos somente este ano.

Em termos comparativos, com esse montante seria possível construir 31 milhões de casas populares de 40 m2; pagar 74,5 mil meses de conta de luz para todos os brasileiros; contratar mais 69,3 milhões de policiais por ano; e também 83,6 milhões de professores de ensino fundamental por ano.Essas comparações estão disponíveis no site: http://www.impostometro.com.br/.