ACIFI TRABALHA VERSÃO ATUALIZADA DA CERTIFICAÇÃO DIGITAL

(ACIFI, em 22 de janeiro de 2013)

A ACIFI – Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu implantou o novo serviço em novembro de 2011.

Vantagens- Na atualidade, a internet tem sido uma ferramenta importante no mundo empresarial, com a utilização de e-mails, assinaturas eletrônicas, etc. Proporcionalmente cresce a preocupação com a privacidade e a segurança na utilização de sistemas pelo computador. A Certificação Digital é uma das ferramentas mais modernas de segurança para proteção pessoal e de sua empresa e foi implantada pela Medida Provisória nº 2.200-2, de 2001.
A partir da certificação digital, o empresário poderá acessar dados e emitir documentos – com assinatura digital – de qualquer localidade, desde que esteja conectado na internet. A certificação digital é um ato processual, pois o cliente concorda com a validação da assinatura digital e responsabiliza-se por ela. A assinatura digital tem o mesmo valor legal que a assinatura do próprio punho. Qualquer pessoa ou empresa que queira evitar fila pode utilizar a Certificação Digital, ganhando assim maior segurança e rapidez.
Com a certificação, as empresas podem emitir nota fiscal eletrônica, assinar contratos digitais, acompanhar processos legais, consultar e regularizar a situação cadastral e fiscal, emitir certidões, fazer a REDARF, verificar a autenticidade de informações divulgadas na versão on-line do DOU, entregar o IRPJ, DCTF, DIPJ, e PER/DCOMP
As pessoas físicas podem declarar imposto de renda pela internet, consultar e atualizar o cadastro de contribuinte (pessoa física) resolver pendências com a Receita Federal (malha fina) recuperar informações sobre o histórico de declarações, assinar contratos digitais, acompanhar processos legais, verificar a autenticidade de informações divulgadas na versão on-line do DOU.