Planejamento estratégico do Oeste na pauta da Caciopar

(ACIFI, em 28 de fevereiro de 2013)

Líderes dos mais diversos setores organizados participaram no último sábado (23), em Cafelândia, da primeira reunião da Caciopar em 2013. Foz do Iguaçu esteve representada pelo presidente da ACIFI, Roni Temp; o presidente do Sindhotéis e membro do Conselho Superior, Carlos Silva; o diretor-executivo da associação, Dimas Bragagnolo e o secretário municipal de Turismo e do Codefoz, Jaime Nascimento. A pauta central do encontro realizado na Copacol foi a elaboração do Planejamento Estratégico do Oeste do Paraná.

Além da Itaipu, Amop, Faciap, Fiep e das associações comerciais, dois dos principais parceiros da Caciopar na elaboração desse projeto são o PTI e o Sebrae. Todos puderam conhecer sobre o envolvimento dos dois no planejamento. Alguns trabalhos práticos já ocorrem, entre eles a criação de um sistema de indicadores, identificação e análise de cadeias produtivas e as articulações regionais, estaduais e internacionais para novas parcerias.

Ele ainda contempla orientações de políticas públicas e a profissionalização na captação de recursos. O sucesso do projeto ainda depende da união de dados regionais que possam ser transformados em informações detalhadas e confiáveis. “Há o consenso de que a integração é fundamental para que a região possa superar gargalos e dar um salto no seu processo de reivindicações e de realizações”, disse o presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná, Mario César Costenaro.

CODEFOZ

A criação do Conselho de Desenvolvimento de Foz do Iguaçu teve repercussão positiva na reunião e a convite da presidência da Caciopar, no próximo encontro – dia 23 de março, em Terra Roxa, – será apresentado o case do CODEFOZ. “Todos querem conhecer o trabalho do conselho que é focado no desenvolvimento sócioeconômico e tem uma visão de planejamento de futuro graças ao envolvimento coletivo”, afirmou o presidente da ACIFI, Roni Temp.

COMPARTILHAR: