CODEFOZ apresenta ações para o desenvolvimento do turismo

(ACIFI, em 19 de Abril de 2013)

Secretário nacional elogia trabalho local que poderá ser modelo para o Brasil

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (CODEFOZ) realizou, ontem, dia 18, a 4ª Reunião Plenária no auditório da ACIFI. A mesa diretora, composta pelo presidente Danilo Vendruscolo, a vice-prefeita, Ivone Barofaldi, o vice-presidente e secretário do CODEFOZ, Jorge Samek e Jaime Nascimento, conduziu a pauta de discussões para o plenário.

O secretário Jaime Nascimento falou sobre o contexto em que a Secretaria Municipal de Turismo se encontra. Na opinião dele, as entidades precisam ter maior sinergia para ter maior efetividade em seus projetos e conversar a mesma linguagem. “O desafio hoje é a estruturação para buscar recursos”, afirmou Jaime. A partir dos eixos de atuação da secretaria foi criado o Núcleo de Gerenciamento de Projetos de Turismo. Ele já está em operação, com reuniões semanais e é formado por uma equipe formada por colaboradores da secretaria de Turismo, Iguassu Convention & Visitors Bureau, Polo Iguassu e Itaipu.

Beira Foz e Ponte da Amizade – O diretor-superintendente da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), Juan Carlos Sotuyo, falou sobre os impactos econômicos positivos que o Beira Foz vai trazer para a cidade. Segundo ele, o projeto deverá ser viabilizado por meio de operação urbana consorciada, que envolve Poder Público e iniciativa privada. O projeto foi dividido em grupos de trabalho criados para avaliar diferentes segmentos: Justiça e Segurança, Sistema Viário, Habitação e Promoção Social.

A revitalização da Ponte da Amizade foi amplamente discutida. A Câmara Técnica de Construção Civil e Setor Imobiliário – a primeira em atividade no CODEFOZ e coordenada pela Associação dos Arquitetos, Agrônomos e Engenheiros (AEFI) – fez a análise dos currículos e propostas de escritórios de arquitetura de Foz do Iguaçu para desenvolver o projeto de revitalização e iluminação da Ponte da Amizade. Das propostas apresentadas, a vencedora foi a Stadium Arquitetura, dos arquitetos José Teodoro Oliveira e Dulci Fritzen. A empresa tem 45 dias para apresentar o projeto da revitalização da Ponte da Amizade. O Centro Universitário UDC já se colocou à disposição para ajudar nesse projeto e o Codefoz irá buscar também o envolvimento de outras universidades como a Unioeste e Unila para contribuir com o projeto que pretende embelezar e humanizar a fronteira com o Paraguai.

O presidente da AEFI, Leandro Costa, explicou que a Câmara Técnica de Construção Civil e Setor Imobiliário do CODEFOZ tem a função de acompanhar projetos que vem sendo desenvolvidos na cidade e fez um alerta sobre a construção do viaduto da BR 277. “Identificamos que o projeto não contempla alças de acesso para a Avenida Paraná para os motoristas que vêm de Cascavel e isso será verificado junto ao DER, Governo do Estado para que possam ser feitas eventuais correções necessárias”, observou.

Elogios – A reunião contou com a presença do Secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz. Com ampla experiência em cargos públicos, Lummertz foi secretário de Turismo da Prefeitura de Florianópolis, secretário de Estado de Articulação Internacional do Governo do Estado de Santa Catarina, presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, diretor técnico do Sebrae Nacional. Ao analisar o contexto turístico nacional, ele elogiou o trabalho realizado por Foz do Iguaçu para a captação e promoção do X Games. “Este é um destino contemporâneo, sem comparações e pode servir de modelo para outros no Brasil”, destacou.

A diretoria do Codefoz se reúne todas as sextas-feiras e a partir da próxima semana a previsão é de que o conselho passe a ocupar uma das salas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, localizada na Avenida das Cataratas.

COMPARTILHAR: