PTI seleciona propostas de negócios para a Incubadora Empresarial

(ACIFI, em 7 de junho de 2013)

PTI seleciona propostas de negócios para a Incubadora EmpresarialEstão abertas até o dia 28 de junho as inscrições para o processo de seleção de propostas de negócios para a pré-incubação e incubação no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). A seleção é uma oportunidade para a criação de novos empreendimentos baseados em produtos, processos e serviços inovadores.

Para participar, é necessário que a proposta de negócio seja voltada para uma das áreas de interesse do PTI, que são: água e meio ambiente, energia, turismo, tecnologia da informação e gestão. O processo é aberto tanto para pessoas físicas, incluindo universitários, pesquisadores ou profissionais que tenham ideias inovadoras; quanto para pessoas jurídicas, como grupos ou empresas já constituídas que desejam criar uma filial ou transferir-se para a Incubadora Empresarial Santos Dumont.

Segundo a analista do programa de Empreendedorismo, Débora Brauhardt, não há mais plano de negócios no processo de pré-incubação. “A metodologia do processo foi alterada justamente para atender a necessidade de empreendimentos inovadores. Assim, o formulário está bem mais simples e busca entender a ideia do empreendimento”, afirmou.

Os candidatos poderão escolher entre uma das duas modalidades de incubação: a residente, onde a empresa será instalada no espaço físico da Incubadora, e a modalidade não residente. Nesse caso, o empreendimento não se encontra fisicamente instalado no PTI, mas conta com todo o suporte, serviços e apoios oferecidos pela incubadora.

Ao todo, serão selecionados 20 projetos para a etapa de qualificação, na qual serão trabalhados temas como o perfil empreendedor dos candidatos e o modelo de negócios. Após essa etapa, serão selecionadas oito propostas para a pré-incubação e cinco para a incubação.

“A expectativa é que empreendimentos mais inovadores venham para o PTI. A ideia é dinamizar o processo, oferecer uma qualificação mais direcionada ao empreendedor e que agregue mais valor durante a sua participação no processo de incubação”, completou a analista.

De acordo com o cronograma, o resultado das empresas aprovadas para a etapa da Qualificação será divulgado no dia 05 de julho. Se aprovada na banca, a empresa deverá assinar os contratos da pré-incubação entre o fim agosto e o início de setembro. Até dezembro, a empresa passará por uma espécie de experiência e adaptação. A efetivação da incubação deve acontecer oficialmente em fevereiro de 2014.

O edital do processo de seleção e o formulário de inscrição estão disponíveis no link: http://www.pti.org.br/oportunidades/editais/054-2013-incubadora.

Programa de Empreendedorismo do PTI

O PTI apoia a criação e a consolidação de empresas baseadas em produtos, processos e serviços inovadores, impulsionando a geração de emprego e renda na região. Para o desenvolvimento dos negócios, os empresários recebem apoio no desenvolvimento de competências gerenciais, além da estruturação e manutenção de uma rede de parceiros estratégicos.

Na pré-incubadora, os acadêmicos e/ou profissionais, com ideias inovadoras, são apoiados e assessorados no planejamento e na constituição de suas próprias empresas. Esta modalidade visa dar consistência ao modelo de negócio da futura empresa. O apoio do PTI inclui a cessão de espaço físico para a instalação do empreendimento no Parque, consultorias para o planejamento do negócio e desenvolvimento dos empreendedores.

Já a Incubadora oferece suporte gerencial aos empreendimentos, facilitando a interação com o meio empresarial, científico, tecnológico e financeiro, visando a sua inserção, crescimento e consolidação no mercado. Entre as principais ações da Incubadora estão o desenvolvimento da empresa incubada nos aspectos relacionados à gestão empresarial e inovação; a aproximação das empresas com instituições de educação, pesquisa, tecnologia e desenvolvimento institucional; e a interação com instituições financeiras e de fomento.

(Assessoria de Imprensa PTI)

COMPARTILHAR: