Lançamento da Feira do Livro lota auditório da Fundação Cultural

(Andrea David, em 22 de agosto de 2013)

IMG_6070

O lançamento da 9ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu lotou o auditório da Fundação Cultural, na noite da terça-feira, 20. Mais de 150 escritores, livreiros, editores, artistas, agentes culturais, educadores, estudantes, gestores públicos e autoridades prestigiaram a apresentação da programação do encontro literário.

A noite foi marcada pelo diálogo com Gonçalo Tavares, escritor português considerado um expoente da literatura contemporânea em seu país.  Autor de Jerusalém, O Bairro, e Viagem à Índia, ele falou sobre livros, cultura e poder. A feira terá início no dia 30 de agosto, na praça do Mitre, com show de Tom Zé.

O presidente da Fundação Cultural, Alexandre Freire, destacou o trabalho realizado para a união de vários segmentos em torno da organização da feira. “Estamos construindo uma articulação inédita com vários setores da sociedade civil, envolvendo desde escritores e artistas a livrarias e universidades, além da administração pública de vários níveis de governo, em especial a Secretaria Municipal de Educação”, destacou.

O consultor da Diretoria-Geral da Itaipu Binacional, Paulino Motter, ressaltou o compromisso de incentivar a cultura de Foz do Iguaçu e região. “A vinda de um escritor com o gabarito de Gonçalo Tavares mostra a importância desse momento. Temos uma cultura muito vibrante”, afirmou, lembrando ainda a importância das universidades na feira literária iguaçuense.

IMG_6051Também prestigiaram o evento a vice-prefeita, Ivone Barofaldi da Silva; a secretaria municipal de Educação, Shirlei de Carvalho; o presidente da Câmara Municipal, vereador Zé Carlos; o reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Josué Modesto dos Passos Subrinho; a assessora do Pronac (Programa Nacional de Apoio à Cultura), Clara Zitkoski e membros do Núcleo de Livrarias e Sebos da ACIFI, uma das entidades apoiadoras da Feira do Livro.

“Cultura não é uma contabilidade imediata”, afirma Gonçalo Tavares

O escritor português Gonçalo Tavares apresentou suas impressões sobre livros, cultura e poder numa conversa mediada pelo escritor Mário Hélio Gomes. A presença do escritor durante o anúncio oficial da feira é decorrente de uma ação conjunta da Fundação Cultural e do Instituto Polo Iguassu, com patrocínio da Itaipu Binacional.

IMG_60571Para Tavares, falar sobre livros, cultura e poder em Foz do Iguaçu é diferente de falar desses assuntos em grandes capitais. “Cultura não é uma contabilidade imediata. Aquilo que chamamos de cultura como os livros, artes, etc., tem a ver com a cultura da terra. E a cultura da terra tem a ver com paciência e tempo, ou seja, o semear da terra vai gerar uma grande árvore e frutos”, comparou.

O escritor comentou ainda que escrever bem é escrever com lucidez, e não necessariamente bonito. “Escrever um poema a dizer que os homens são sempre, sempre muito bonzinhos, acho que é uma literatura feia e errada. A literatura deve dar uma certa luz. No século 21 como se escrevia no século 19. Cultura não dá bondade às pessoas, mas pode dar lucidez”, exemplificou.

O evento – A 9ª Feira Internacional do Livro contará com 150 atividades gratuitas, de 30 de agosto a 8 de setembro, na praça do Mitre. Lançamentos de livros com autores de todas as áreas, debates e bate-papos, sessões de autógrafo, oficinas, apresentações culturais, recreação e atividades lúdicas prometem despertar a imaginação e ampliar o gosto pela leitura entre as pessoas de todas as idades.

O encontro literário é promovido pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Fundação Cultural e da Secretaria Municipal de Educação. O encontro literário tem o apoio da Itaipu Binacional, Biblioteca Pública do Paraná, Secretaria Municipal de Turismo, Núcleo de Livrarias e Sebos da ACIFI, Parque Tecnológico Itaipu, Unila, Unifoz, Uniamérica, Cesufoz, UDC, Ceaec, Colégio Bertoni e Colégio Estadual Bartolomeu Mitre.

Serviço:

9ª Feira Internacional do Livro

Data: de 30 de agosto a 8 de setembro

Local: Praça das Nações (Mitre)

www.facebook.com/feirainternacionaldolivro

(Grampo Comunicação)

COMPARTILHAR: