ACIFI oferece consultoria para empresários crescerem em núcleos

(Andrea David, em 30 de setembro de 2013)

roni temp vale estaUnidos em torno de objetivos comuns para crescimento e desenvolvimento empresarial, sem abrir mão da concorrência, é o desafio que tem surtido bons resultados para empresários e profissionais liberais de nove Núcleos Empresariais do Programa Empreender, desenvolvido pela ACIFI. Nesta semana, o presidente da associação, Roni Temp, fez um balanço sobre os avanços obtidos pelos núcleos e ressaltou a pretensão de ampliar o número de participantes.

O programa, desenvolvido em conjunto com o Sebrae e a FACIAP, incentiva empresários de um mesmo segmento, ou de uma mesma região, a debater de maneira conjunta os problemas enfrentados e as soluções possíveis para o crescimento de seus empreendimentos. “Nem precisa ser empresa de um mesmo segmento; podem  ser empresas de uma mesma região, desde que os empresários tenham a disponibilidade de trabalhar em conjunto. Assim, vão verificar que com a união deles e a discussão de seus problemas, podem acarretar em melhoria para cada empresa”, destacou Temp.

Atualmente, a ACIFI conta com nove núcleos empresariais que englobam 72 empresas, 29 empresários e 15 profissionais. São os núcleos de Comunicação (20 empresas); Eletricistas (15 profissionais); Imobiliárias (10 empresas); Livrarias e Sebos (10 empresas); Metalúrgicas (10 empresas) e Tecnologia da Informação (7 empresas).

Também atuam no modelo de núcleos, os conselhos que reúnem 12 jovens empresários (COJEFI – Conselho do Jovem Empreendedor) e 17 mulheres empreendedoras (CME – Conselho da Mulher Empresária e Empreendedora). “Qualquer empresário, micro-empresário ou profissional pode participar e verificar formas conjuntas de enfrentar os problemas de seu segmento ou de sua região. O importante é a pessoa querer melhorar o desempenho empresarial para ter um futuro melhor. Costumamos dizer que ‘juntos somos mais fortes’ porque ao trocar informações com seus colegas, o empresário percebe que os problemas são comuns”, reafirmou.

Conforme destacou Roni Temp, a ACIFI disponibiliza as suas instalações para que os empresários se reúnam periodicamente, bem como oferece o assessoramento de um consultor do Programa Empreender. “A grande vantagem do programa é a profissionalização”, ressaltou o presidente da ACIFI.

Além disso, os núcleos podem buscar aprimoramento de seus negócios ou capacitação para funcionários, por meio de treinamentos e cursos. “Eles são escolhidos pelos próprios empresários, de acordo com as suas necessidades. Nós trazemos os especialistas, inclusive de fora da cidade”, exemplificou.

Para conhecer o programa basta procurar a ACIFI, pelo telefone 3521-3330, com o consultor Clayton Fontana. “Verificamos a viabilidade da montagem de um núcleo num determinado segmento ou região e em seguida fazemos uma reunião de sensibilização. Oferecemos todo o apoio, a tecnologia e a consultoria necessária, mas depende muito da vontade do empresário de se dispor a fazer esse trabalho, por si e pela comunidade e pelo grupo de pessoas ou empresas que tem a mesma possibilidade de crescimento”, finalizou.

COMPARTILHAR: