ACIFI recebe missão de empresários peruanos

(Andrea David, em 12 de setembro de 2013)

Imagem 220Na última terça-feira, dia 10, o presidente da ACIFI, Roni Temp recebeu uma comitiva formada por dezenas de empresários peruanos de diversos segmentos produtivos e de serviços, tais como metal-mecânica, indústria têxtil, farmácia e commodities agrícolas, dentre outros. Acompanhado do consultor do Sebrae – ACI Projeto de Apoio Cooperação Internacional, Antônio Rolim de Moura, Temp saudou os empresários e os parabenizou pela iniciativa de conhecer novos mercados e práticas que podem refletir na melhoria da capacidade empresarial. “Isso os diferencia dos demais e, com certeza, a partir de amanhã todos seremos melhores por ter participado desse intercâmbio”, ressaltou.

Aos presentes, o presidente da ACIFI fez o convite para conhecer e investir em Foz do Iguaçu, cujo potencial é imenso graças a experiência da convivência comercial da fronteira e pelo apelo turístico que a região possui, sendo um dos Destinos do Mundo.

Esse era, conforme a comitiva, o interesse geral de todos os participantes. “Nosso objetivo com esta visita é fortalecer os negócios e conhecer as possibilidades comerciais com os empresários locais”, explicou Carlos Saavedra, gerente geral da empresa peruana CEISA.

Imagem 252A missão empresarial demonstrou particular interesse em experiências e práticas administrativas e gerenciais, como o Sistema de Gestão da Qualidade que vem sendo desenvolvido pela ACIFI desde a implementação da ISO 9001:2008, pela TECPAR. Todo o funcionamento desse sistema foi exposto pela gerente operacional da ACIFI, Natalia Fuentes.

O Projeto Empreender que atua com Núcleos Setoriais, apresentado pelo consultor Clayton Fontana, também despertou interesse nos empresários peruanos. O Empreender é uma experiência presente em El Salvador, Guatelama, Honduras, Colômbia, Moçambique e África do Sul. Rolim de Moura explicou que existe um projeto semelhante ao Empreender que é desenvolvido na capital peruana, pela Câmara de Comércio de Lima, em parceria com o Sebrae e a CACB – Confederação das Associações Comerciais do Brasil.

Os peruanos conheceram ainda o Codefoz – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu, numa exposição feita pelo diretor executivo da entidade, Dimas Bragagnolo, que será responsável pelo planejamento de ações de desenvolvimento cuja visão de futuro projetará a Foz para 2040.

Por fim, o diretor de Comércio Exterior, Mário Alberto de Camargo, explicou as possibilidades de negócios entre fronteiras, pouco desenvolvidas com o Peru. Ele afirmou que a despeito das muitas leis e regras para os setores de importação e exportação, a atividade é facilmente assimilada na prática e enfatizou que existe um mercado de portas abertas para o intercâmbio comercial desta fronteira com o Peru. Um dos empresários que importa matería prima agrícola demonstrou interesse em conhecer melhor a tramitação de produtos por esta fronteira.

Durante o encontro, realizado na sede da ACIFI, foi aberto ainda um espaço para que empresários integrantes dos núcleos setoriais do Projeto Empreender e da comitiva peruana pudessem trocar experiências e contatos para futuros negócios.

Mônica Cristina Pinto / MTb 3038
(45) 3521.3331 (tarde) monica@acifi.org.br
Informações para a imprensa:
Andréa David / MTb 3059 (45) 3521.3318 / 9950.7465 imprensa@acifi.org.br

COMPARTILHAR: